HOMENAGEM

Biografia de João Fioravante Volpe Neto será lançada em Franca

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Sampi/Franca
Divulgação
A escritora e advogada Teresa Paiva de Oliveira, autora da obra em homenagem ao francano João Fioravante Volpe Neto
A escritora e advogada Teresa Paiva de Oliveira, autora da obra em homenagem ao francano João Fioravante Volpe Neto

A escritora e advogada Teresa Paiva de Oliveira, nascida em Alexandria, no Rio Grande do Norte, lançará nas próximas semanas a biografia do francano João Fioravante Volpe Neto, um dos grandes nomes da advocacia brasileira. O livro, que inicialmente era esperado apenas no estado de São Paulo, ganhou proporções nacionais e vem sendo celebrado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de receber reconhecimento em diversas regiões do país, recebendo inclusive uma moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia.

Quem foi o "Doutor João?"

João Fioravante, descendente de imigrantes italianos, teve uma carreira marcada pela ética e pela capacidade de transitar entre diferentes áreas do direito com maestria. Com inúmeros processos defendidos durante sua carreira, João possui um índice de insucesso de apenas 1,2%. "O que mais me impressionou foram suas petições de 25 anos atrás, que poderiam ser utilizadas hoje, tamanha a sua atemporalidade", afirma Teresa. João morreu no dia 8 de março deste ano, aos 82 anos.

A autora ressalta que a biografia vai além da advocacia, e deve impactar não só quem é amante do Direito, mas também a toda população francana. Mostrando a postura profissional e a integridade de Fioravante. "Ele nunca teve qualquer mácula no conselho de ética e sempre manteve um comportamento processual exemplar", disse. Teresa destaca ainda que a influência dele na cidade de Franca foi significativa, especialmente na área de recuperação judicial, uma vez que auxiliou empresas a superarem crises econômicas sem prejudicar funcionários, principalmente nos anos 90, em um momento em que o país atravessava severa crise econômica.

A obra resgata a história de um grande jurista, e também convida o leitor a refletir sobre os desafios e responsabilidades da profissão. O livro não possui uma data exata de lançamento ainda, mas segundo a autora, deve ser publicado nas próximas semanas. "O livro já está pronto, estamos apenas finalizando trâmites da publicacão, em breve o público poderá conhecer a fundo e se impressionar com a biografia do doutor João".

Sobre a autora

Nascida no Rio Grande do Norte e filha de um médico e poeta, Teresa conta que é apaixonada pela escrita desde a infância. Advogada, atualmente ela é servidora do Tribunal de Justiça do estado da Paraíba. Em sua carreira como escritora, já publicou dois livros.

O primeiro ,"Gentil, verás que um filho teu não foge a luta", se trata de um trabalho sobre a história de seu pai e como a família seguiu após sua trágica morte. Já o segundo, "Esmeraldas ao Vento", se trata de um relato poético sobre o cotidiano de 20 médicos do Sistema de Saúde do Rio Grande do Norte e uma apresentação cuidadosa acerca das dificuldades enfrentadas por eles. A obra teve repercussão internacional e foi assinada pelo presidente da OMS (Organização Mundial da Saúde), que veio de Washington (EUA) para participar do lançamento.

E além da biografia de Fioravante, Teresa já tem um novo projeto em andamento. Seu próximo livro será sobre a história e trajetória de Luiza Gomes Gouvêa, primeira mulher a presidir a OAB Franca. "Estamos diante de um momento histórico, e essa conquista precisa ser documentada", afirma.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários