'SAFADO É O SENHOR!'

Morre o jornalista Rui Xavier, que enfrentou Quércia; VÍDEO

Por Diego Alejandro | da Folhapress
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Roda Viva/Youtube
Em 1994, protagonizou um dos momentos mais marcantes do programa Roda Viva, da TV Cultura.
Em 1994, protagonizou um dos momentos mais marcantes do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Morreu na madrugada deste sábado (1º) o jornalista Rui Xavier, aos 79 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.

Leia mais: Morre o jornalista João Batista Natali, que enfrentava um câncer

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lamentou a morte do jornalista, que era conselheiro da entidade.

Nascido em 1945, o carioca iniciou a carreira no final da década de 1960. Durante a ditadura militar, cobriu a repressão contra jornalistas e noticiou a morte de Vladimir Herzog, em 1975. Politizado, ficou detido no presídio de Ilha Grande, no Rio.

Com passagens por importantes Redações, trabalhou na Gazeta Mercantil e no Estado de S. Paulo, atuando principalmente na cobertura econômica e política.

"Para além de discutir matérias, ele era um pai para nós todos. Um mestre de vida", afirma Fernando Granato, jornalista que compunha a equipe de Rui quando ele era coordenador da editoria de política de O Estado de S. Paulo.

"O Rui se preocupava conosco, queria saber como estava o casamento, como iam nossos filhos. Foi extramente afetivo, até o final da sua vida."

Em 1994, protagonizou um dos momentos mais marcantes do programa Roda Viva, da TV Cultura. Durante entrevista com o então governador de São Paulo e candidato à Presidência, Orestes Quércia, questionou o político sobre seu enriquecimento.

A pergunta gerou uma discussão entre os dois, com troca de xingamentos. Quércia acusava Rui e o Estado de S. Paulo de o perseguirem.

"Caluniador", "canalha", malandro" e "safado" foram as palavras mais proferidas. No intervalo, Quércia foi para cima de Rui, que não recuou, segundo contou o apresentador Heródoto Barbeiro ao podcast Os Melhores da TV Cultura. A briga só não aconteceu de fato porque os fios do microfone ficaram presos na cadeira e seguraram o político.

Em entrevista ao portal Observatório da TV, em 2021, Rui relembrou o impacto do embate, que, depois de quase 20 anos, virou meme na internet e continua sendo compartilhado. "Isso não desaparece", afirmou. O momento rendeu até brincadeiras entre familiares, como um sobrinho que o chamava de "caluniador e mentiroso".

Amante de samba, Rui Xavier deixa esposa, dois filhos e três netos num sábado de Carnaval.

Veja:

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários