PESQUISA GCN/SAMPI

Alexandre lidera com 36,9%; João Rocha tem 26,3% e Ubiali 11,9%

Por Corrêa Neves Jr. | Editor do GCN/Sampi
| Tempo de leitura: 3 min
GCN/Sampi
Confirmado este cenário, haveria a disputa de segundo turno entre Alexandre e João Rocha
Confirmado este cenário, haveria a disputa de segundo turno entre Alexandre e João Rocha

O prefeito e candidato à reeleição Alexandre Ferreira (MDB) está na frente da corrida eleitoral de Franca, revela a pesquisa GCN/Sampi/Agili. Se as eleições fossem hoje, Alexandre teria 36,9% dos votos, seguido por João Rocha (PL), com 26,3%, e Dr. Ubiali (PSB), que alcançaria 11,9%.

Na sequência, surgem Guilherme Cortez (PSOL), com 5,3%, e Mariana Negri (PT), com 4,3%. Alexandre Tabah (Novo), João Scarpanti (PCO), Tito Flávio (PCB) e Jonas Carvalho (Mobiliza) somam menos de 1% de intenções de voto cada. Brancos e nulos chegam a 10% dos entrevistados. Ainda não definiram seu candidato 4,5% dos eleitores.

A pesquisa foi feita presencialmente, entre os dias 8 e 12 de setembro, em bairros selecionados aleatoriamente das cinco regiões da cidade. Foram entrevistados 800 eleitores com 16 anos ou mais, respeitados critérios de gênero, escolaridade e faixa de renda. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3,5%, para mais ou para menos. Contratada pelo GCN/Sampi junto ao instituto Ágili, a pesquisa foi custeada com recursos próprios do portal e está registrada Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-01158/2024.

Considerados apenas os votos válidos (critério adotado pela Justiça Eleitoral para anunciar o resultado oficial, que exclui brancos e nulos), Alexandre Ferreira alcançaria 43,1%, contra 30,7% de João Rocha e 13,9% do Dr. Ubiali. Confirmado este cenário, haveria a disputa de segundo turno entre Alexandre e João Rocha. Para terminar no primeiro turno, um dos candidatos precisa alcançar pelo menos 50% dos votos válidos.

Pesquisa Espontânea

A pesquisa também identificou como se manifestam os eleitores diante de uma pergunta aberta sobre em quem votariam para prefeito de Franca, sem apresentar a lista de nomes.

No levantamento espontâneo, Alexandre Ferreira mantém a liderança, com 19% das intenções de votos, seguido por João Rocha, com 10,4%. Guilherme Cortez aparece na terceira posição, com 2,3%. Na sequência, pontuam Dr. Ubiali (1%), Mariana Negri (0,3%) e Alexandre Tabah (0,1%). Os demais candidatos não foram mencionados espontaneamente por ninguém. Ainda não sabem ou preferiram não responder em quem vão votar 67% dos entrevistados.

Rejeição dos candidatos

Cenário surpreendente nesta disputa municipal, os candidatos que colocaram seu nome na disputa têm relativamente baixa rejeição. Enquanto na capital paulista e nas principais cidades do interior é comum ver candidatos, especialmente os líderes, com rejeições superiores a 30%, em Franca ninguém é rejeitado por mais de 20% dos entrevistados.

Diante da pergunta “... em qual destes candidatos o senhor (a) não votaria de jeito nenhum”, 16,5% apontaram Alexandre Ferreira. Na sequência, vem Dr. Ubiali (16,1%), Mariana Negri (14,3%), João Rocha (12,9%), Guilherme Cortez (7%), Jonas Carvalho (2,9%), Tito Flávio (2,8%), João Scarpanti (2%) e Alexandre Tabah (2%). Não rejeita nenhum dos candidatos 12% dos entrevistados. Não sabem ou preferiram não responder, 11,6%.

Evolução ou queda

Não é possível identificar, com base nesta rodada, quem está crescendo ou se algum candidato está em queda. Comparações de pesquisas e análises de evolução/queda de intenção de votos só podem ser feitas entre pesquisas do mesmo instituto, com a mesma metodologia e cenários.

A pesquisa anterior foi feita ainda no período pré-eleitoral e trazia um cenário diferente. Havia a candidatura posta de Antônio Carlos Ribeiro (PDT) e também de Marcos Ferreira (PSB). Antônio Carlos desistiu e Marcos Ferreira foi substituído por Dr. Ubiali, que não havia sido incluído no levantamento anterior.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

7 Comentários

  • Valeska 7 horas atrás
    Querido Darsio adoro seus comentários mas por favor não ofenda os animais , vamos chama-.os de trouxas , idiotas , são pessoas de baixa intelectualidade que precisam voltar para o esgoto de onde saíram com o surgimento do câncer chamado bolsonarismo
  • Valeska 9 horas atrás
    Em uma cidade,que possui tanta gente optaria verdadeiros trouxas não dá pra duvidar dá pesquisa
  • Elaine silva 16 horas atrás
    Dr Ubiali para prefeito 40 Elaine silva para vereadora 40010
  • Eduardo 16 horas atrás
    Eu ainda acredito que Dr Ubiali chegará ao segundo turno! Precisamos de propostas dr governo claras,e factíveis e o Dr tem! Para nossa família será a melhor escolha.
  • Silas 16 horas atrás
    Kkkk a cortezinha do todes, dos files........não está ganhando? Acho bom ele fazer um pezinho de meia pois logo a teta vai secar......todes contra córtex
  • Adailton 17 horas atrás
    Discordo da análise! É possível identificar que João Rocha está crescendo e Alexandre está se caminhando para uma queda...
    • Redação Sampi 12 horas atrás
      Nota da Redação: tecnicamente, não se pode analisar pesquisas diferentes com cenários diferentes para fundamentar crescimento ou queda de qualquer candidato. Isso só é possível com pesquisas feitas pelo mesmo instituto, com idênticos cenários.
  • Darsio 17 horas atrás
    Se pegar uma pedra e colocá-la como candidata a prefeita e, com amplo apoio do Bolsonaro, certamente terá grande possibilidade de ser eleita. E, se for uma bosta? Também!! Assim é a realidade numa cidade em que muitos eleitores agem e se comportam como gado. Gente que passa por dificuldades, que não abre mão de tirar da mesa dos filhos para doar a igreja, enriquecendo os líderes religiosos, que se contentam com internação em pronto-socorro por falta de leitos hospitalares, ou seja, idiotas que acreditam que o discurso Deus, pátria e família paga as suas contas e coloca comida na mesa.