RISCO

Defesa Civil emite alerta 'emergencial' para queimadas em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Bruna Gois/GCN
Incêndio em terreno às margens da rodovia Fábio Talarico, em Franca, no dia 22 de julho
Incêndio em terreno às margens da rodovia Fábio Talarico, em Franca, no dia 22 de julho

A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou Franca na faixa emergencial de risco para queimadas. O alerta tem duração de seis dias. 

A cidade está entre a faixa vermelha (alerta) e roxa (emergencial) nesta quinta-feira, 15. Essa condição termina nesta sexta-feira, 16, quando Franca será tomada completamente pelo nível mais grave na escala de alertas sobre queimadas. Como é possível ver nos mapas:

A faixa roxa avança até Campinas, atingindo também as regiões de Registro e São José dos Campos. A exceção é parte do Litoral Paulista e a Grande São Paulo. Veja abaixo:

Estiagem

Franca passa por um período de estiagem. Desde junho, segundo a Defesa Civil, o único registro de chuva no município foram os 4 milímetros que caíram no último sábado, 10. Foram três meses consecutivos sem pancadas de chuva na cidade (maio, junho e julho).

O baixo volume de chuva derruba a qualidade do ar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar em Franca, que varia entre 20% e 30%, enquanto o mínimo ideal para a saúde humana estipulado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60%. 

O instituto orienta a população a beber bastante líquido, além de evitar desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, geralmente no período da tarde, com pico a partir das 14 horas. 

Franca sai dos 6ºC e pode chegar a 37ºC

Os francanos também sofrem com a amplitude térmica. A cidade registrou 6,6°C no domingo, 11, se tornando a menor temperatura de 2024. A temperatura está subindo com o passar dos dias e a máxima pode atingir 37°C no dia 22, segundo o Climatempo.

Fatores climáticos não são os únicos responsáveis pelas queimadas. Ações humanas, como atear fogo para "limpar" terrenos e jogar bitucas de cigarro em vegetação, podem causar os incêndios.

Em caso de denúncias ou ocorrências, o telefone do Corpo de Bombeiros de Franca é (16) 3721-2331.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

1 Comentários

  • Claudeci 16/08/2024
    4 milímetros em franca ! So se alguém urinou no pluviometro.