BAURU

Bauru: bebê morre na UPA do Geisel e polícia investiga

Vítima deu entrada às 10h55 na unidade de saúde e morreu pouco depois das 24h, após hidratação venosa

Por Bruno Freitas | 3 dias atrás | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

JC Imagens

UPA do Geisel, em Bauru
UPA do Geisel, em Bauru

Um bebê de apenas 1 ano e três meses morreu, no início da madrugada desta quarta-feira (26), em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, após passar mais de 12 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Geisel, em Bauru. A família se revoltou no local e procurou a polícia, que investigará o caso.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima Ana Lívia dos Santos Bonfim foi levada pela mãe à UPA com febre e vômitos, nesta terça-feira (25). Deram entrada às 10h55. Por volta de 23h do mesmo dia, ainda de acordo com o registro feito no plantão da Polícia Civil, a criança passou por reavaliação médica, quando foi observada uma desidratação. Então, foi prescrita hidratação venosa. Entretanto, pouco tempo depois, a bebê sofreu uma parada cardiorrespiratória. Mesmo diante das manobras de reanimação, ela não resistiu e foi a óbito à 0h15 desta quarta, consta do registro.

Ainda segundo o documento, durante o preparo do corpo, a equipe de enfermagem informou ter constatado sangue na fralda e uma lesão no ânus. A mãe, porém, relatou informalmente que fora a última a trocar a fralda da filha, já tarde da noite, e que não havia nada de anormal, inclusive nas fezes.

Diante da situação, a autoridade policial registrou o caso como morte suspeita para aprofundar as investigações e expediu requisição ao Instituto Médico Legal (IML) para providências de praxe. O caso é apurado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), responsável por ocorrências envolvendo crianças e adolescentes. De forma preliminar, a Polícia Civil foi informada que o óbito foi provocado por uma broncopneumonia, sendo que qualquer forma de violência foi descartada. O sangramento teria sido provocado pelas manobras de ressuscitação.

NOTA

A reportagem entrou em contato com a Secretária de Saúde, por meio da assessoria de imprensa. Em nota, a pasta informa que "a paciente citada pela reportagem passou por consulta médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geisel/Redentor nesta terça-feira (25), foi medicada e ficou em observação. Ao retornar para a consulta, teve um parada cárdiorespiratória e foi encaminhada para a emergência. A equipe realizou os trabalhos de reanimação, mas a paciente veio a óbito. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para avaliação de perito", diz a nota.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.