RELIGIÃO

A Purificação Quaresmal

Jesus ao expulsar os vendilhões do Templo revela que a sua presença em nossa vida nos faz puros, convertidos. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 03/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN/Sampi Franca

Pixabay

Jesus ao expulsar os vendilhões do Templo revela que a sua presença em nossa vida nos faz puros, convertidos.

Primeira Leitura: Êxodo 20.
Um dos temas fundamentais propostos para meditação do cristão durante a Quaresma, é a lei de Deus. Os 10 mandamentos.

Israel não era o único povo que tinha leis justas, promulgadas em nome de Deus.

Para os israelitas piedoso a fidelidade a um mandamento nunca se reduz à fria observância de uma norma, mas inclui sempre uma resposta pessoal ao Deus que se revelou a ele.

Os 10 mandamentos não foram decretados por um tirano, mas por um Deus “libertador”, que foi ao Egito para salvar o seu povo, porque não tolera situações de escravidão.

É a lei do amor que me obriga a sempre prestar atenção para descobrir em todos os instantes o que posso fazer para tornar meu irmão feliz.

Segunda leitura: 1º Coríntios 1.
Os quatros versículos que compõem essa leitura nos apresentam o ponto fundamental de toda a pregação de Paulo: o Cristo crucificado.

Os judeus esperavam que Deus manifestasse o seu poder, resolvendo os problemas dos homens através de milagre.

Os sábios gregos, ao contrário não acreditavam em milagres, confiavam somente nos raciocínios e na sabedoria.

A cruz de Cristo é a vida transformada em dom desinteressado de si.

Evangelho: João 2.
A cena da expulsão dos vendilhões do templo é narrada pelos quatro evangelistas.  Três semanas antes da Páscoa a praça na frente do mesmo é transformada num mercado.

A passagem do evangelho de hoje começa apresentando-nos Jesus que chega ao templo justamente por ocasião da festa.

Não pronuncia uma só palavra, faz um chicote com as cordas nas quais estão amarrados os animais e furiosamente começa expulsar todos e jogar pelos ares as mesas, as cadeiras, as gaiolas das pombas.

A explicação nos é dada por duas frases que Jesus pronuncia para comentar o que está fazendo.

A primeira: “Tirai daqui tudo isso e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes”!

O ensinamento mais importante é destacado pela segunda frase pronunciada por Jesus: “Destruí este templo e em três dias eu o reerguerei”.

Que templo novo é esse?
Ressuscitando dos mortos o próprio Filho, o Pai colocou a pedra fundamental do novo santuário. Em seguida, sobre essa pedra, ele colocou outras pedras vivas, que são os discípulos de Cristo.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.