RELIGIÃO

Jesus, o Profeta

A Palavra nos ensina que nunca ficamos sem a fala de Deus. Através dos séculos, falou com a humanidade, através dos profetas. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 28/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN/Sampi Franca

A Palavra nos ensina que nunca ficamos sem a fala de Deus. Através dos séculos, falou com a humanidade, através dos profetas.

A vinda de Jesus revelou a total manifestação de Deus.

 Hoje, a Igreja, é o profeta da atualidade: Deus conversa conosco pelos ensinamentos da Igreja.

Primeira Leitura: Deuteronômio 18.
O que se deveria fazer para conhecer a vontade de Deus?
Na leitura deste dia nos é apresentado o único meio lícito: o recurso ao profeta. A ele são comunicados o pensamento e os planos do Senhor, para que os transmita aos irmãos, com fidelidade, sem nada acrescentar e sem nada tirar. Moisés é um exemplo de “profeta”. Ele, narra-nos a leitura de hoje, agiu como intermediário entre Deus e os homens.

Eis quem é o profeta: um homem do qual Deus se serve como se fosse um telefone, para fazer chegar aos homens a sua palavra.

Segunda Leitura: 1ª Carta aos Corintios 7.
Para o povo de Israel, como para todos os povos antigos, homens e mulheres que não se casavam e que não tinham filhos, não eram merecedores de estima.  Escrevendo aos cristãos de Corinto Paulo introduz uma mudança importante nesse modo de pensar: ele enaltece a virgindade.

Paulo fala nesse ponto da virgindade autêntica, aquela que é vivida como dom do Senhor, numa alegre disponibilidade para o serviço do Reino de Deus e dos irmãos.

Evangelho: Marcos 1.
Estamos no início do Evangelho de Marcos. Jesus já pronunciou a sua frase programática. “Cumpriram-se os tempos e o Reino de Deus chegou”.

Encontramo-nos em Cafarnaum, a cidade que Jesus escolheu como local de seu domicílio.

 A leitura desde dia começa relatando que Jesus se põe a ensinar e que a sua participação é muito apreciada porque, diversamente dos escribas, ele fala com autoridade.

Durante a catequese acontece o episódio central do evangelho de hoje: um homem possuído por um espírito imundo.

O evangelho deste dia nos apresenta a luta de Jesus contra um destes “espíritos” e o fato, como já observei, assume para Marcos um significado simbólico importante. Jesus e o demônio parecem dois adversários.

É o demônio que inicia as hostilidades porque se sente mais fraco, percebe que chegou o “homem forte”, com poderes para fazer desmoronar o seu reino.

 O espírito imundo obedece e todos os presentes, pasmados, percebem que entre eles chegou um profeta que anuncia uma nova doutrina e que tem, dentro de si, a força de Deus: a sua palavra de fato, tem autoridade, isto é, realiza aquilo que afirma.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.