RELIGIÃO

A Revelação de Deus

Neste domingo, Dia dos Pais, Deus vem, por meio de sua Palavra, revelar a sua face e o seu coração para todos nós. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 13/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Neste domingo, Dia dos Pais, Deus vem, por meio de sua Palavra, revelar a sua face e o seu coração para todos nós.

Vamos refletir.

Primeira Leitura: Iº Livro dos Reis 19.
Elias viveu num período histórico caracterizado por profundas mudanças políticas e sociais.

Estamos no século IX antes de Cristo.

Elias foge então para o sul, em direção do deserto, onde se encontra o monte de Deus: Oreb e Sinai. Neste lugar, quatrocentos anos antes se refugiou também Moisés e ali ele encontrou Deus.

A leitura de hoje nos conta que, tendo chegado ao Oreb, Elias recebe a revelação de Deus.

Para grande espanto seu, porém, Elias percebe que o Senhor não se encontra no vento, nem no terremoto, nem no fogo, mas no murmúrio de uma leve brisa.

Mudando o modo de se revelar, o Senhor quer dar a entender ao profeta que o seu modo de imaginar a face de Deus não é puro, está ainda ligado ao conceito pagão, supersticioso e obscurantista de representar a Deus.

Segunda Leitura: Romanos 9.
Neste trecho da Carta aos Romanos Paulo enfrenta um problema que o angustia profundamente: porque os judeus, seus patrícios, rejeitaram a Cristo.

Na leitura deste dia, ele revela que estaria disposto até a ser excomungado e separado de Cristo, se isto pudesse servir para recuperá-los.

Esta experiência de Paulo é a imagem daquilo que frequentemente acontece também em nossos dias.

Evangelho: Mateus 14.
Quando nos Evangelhos encontramos que Jesus cura os doentes, se aproxima dos leprosos e toca os, expulsa os demônios, entendemos logo que, através destes gestos, ele quer revelar o amor do Pai para todos aqueles que sofrem no corpo e no espírito.

Este trecho do Evangelho parece mesmo a continuação da primeira leitura. Deus revelou gradualmente a sua face: primeiro, na criação, depois a Abraão, aos patriarcas, a Moisés.

Na manifestação para Elias, no monte Oreb, há um grande destaque no modo de entender e de falar de Deus: pela primeira vez alguém entende que Deus não deve ser confundido com os fenômenos da natureza. O Evangelho de hoje nos conclama a dar mais um passo, decisivo; reconhecer a face de Deus no Ressuscitado, que estende a mão aos discípulos que se sentem sós e se debatem nas adversidades da vida.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.