RELIGIÃO

A Luz de Cristo

Hoje a Palavra de Deus nos fala de “Vocação”. No exercício da nossa missão, a luz de Cristo brilha. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 22/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Hoje a Palavra de Deus nos fala de “Vocação”. No exercício da nossa missão, a luz de Cristo brilha.

Primeira Leitura: Isaías 8.
Isaías pronuncia esta profecia mais de 700 anos antes do nascimento de Jesus. Ele está certo de que os exércitos assírios, responsáveis pelo desastre da nação, serão expulsos. A luz para ele representa um rei, um descendente da família de Davi, destinado a cumprir a missão de eliminar as trevas introduzidas pelos invasores estrangeiros. Provavelmente ele se refere ao rei Ezequias.

A luz apareceu sobre as montanhas da Galileia, mas somente 700 anos após, no começo da vida pública de Jesus.

A luz, nos dirá Mateus no Evangelho de hoje, é a palavra de Deus que começou a sua pregação justamente a partir da Galileia. Desde então a escuridão começou a diminuir e nós temos certeza de que um dia será vencida complemente.

Segunda leitura: 1ª Coríntios 1.
Quando escreve a primeira carta aos cristãos de Corinto, Paulo está em Éfeso, a capital política e religiosa da província romana da Ásia, o lugar de encontro entre as culturas do Oriente e do Ocidente.

Um dia chega a esta cidade um grupo de pessoas proveniente de Corinto. Trazem com eles uma carta enviada a Paulo pelos cristãos daquela comunidade. Paulo está ansioso para saber como estão as coisas em Corinto.

Escuta Paulo, lhe dizem, em Corinto as coisas vão muito mal: há discórdias e confusões que não acabam mais, surgiram partidos que se referem ao nome de um apóstolo (alguém diz ser Pedro, outros Apolo, outros de Paulo), sobre a vida moral, então... é melhor não falar.

Paulo ouve em silêncio, mas depois dá um pulo, indignado, chama o seu ajudante e começa a ditar-lhe uma carta a ser enviada àquela comunidade. O primeiro ponto que aborda é o da divisão e dos partidos. É o trecho que encontramos na leitura de hoje.

Qual era a causa das discórdias em Corinto? O egoísmo, o desejo de dominar, de se destacar, de impor a própria maneira de pensar aos demais.

Paulo diz aos cristãos de Corinto: os apóstolos não são os donos da Igreja, são unicamente servos; não são os salvadores, porque o Salvador é um só. Cristo.

Evangelho: Mateus 4.
O trecho de hoje está claramente dividido em três partes.

A primeira parte (vv.12-17): Após a conclusão da missão do Batista, Jesus muda de residência. Por mais de 30 anos viveu em Nazaré, como carpinteiro, agora se desloca para Cafarnaum. Com o começo da atividade pública de Jesus, acende-se entre as montanhas da Galileia a luz.

A segunda parte introduz o chamado dos primeiros quatro discípulos. Trata-se antes de um texto para catequese sobre a vocação de cada cristão.

A terceira parte resume em três atividades aquilo que Jesus fez em favor dos homens: ensina, portanto, é luz para todos os homens; anuncia a Boa-Nova, isto é, comunica a todos uma palavra de esperança, afirma que o amor de Deus é mais forte que o mal do homem e cura os doentes.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.