RELIGIÃO

Advento: é o Natal chegando

Na liturgia da Igreja começa o tempo do Advento, que é de preparação para o Santo Natal. Leia o artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 27/11/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para o GCN

Na liturgia da Igreja começa o tempo do Advento, que é de preparação para o Santo Natal. Nesse período, a Palavra de Deus nos ajudará a rever o que se apresenta como “trevas” no nosso coração, ajudando-nos a enxergar a “luz” de Deus.

Primeira Leitura: Isaías 2.
Na abertura deste novo ano litúrgico, a sagrada liturgia nos prepara o espírito para refletir sobre as lições do nascimento do Menino Jesus. O profeta Isaías profetiza sobre uma delas, a paz, fruto da justiça e da prática da Palavra de Deus. “Uma nação não levantará a espada contra a outra, e não se arrastarão mais para a guerra”. As guerras, no entanto, continuam, mas confiamos nas palavras do nosso Mestre de que a paz, que começou no dia do seu nascimento, cresce lentamente como uma pequena semente que leva tempo para crescer mas se desenvolve a cada dia e será uma grande árvore!

Segunda Leitura: Romanos 13.
Paulo, em sua Carta aos Romanos, compara os vícios às trevas; “Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeiras; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes”.

Sem dúvida, pelo Batismo, os cristãos da comunidade de Roma tinham-se purificado de seus pecados, mas não quer dizer que daí em diante não tivessem errado mais.             

Por isso, escreve Paulo: “Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz”. A luz é Jesus.

Evangelho: Mateus 24.
O Evangelho é sempre uma boa notícia e, portanto, uma mensagem que visa a nos alegrar e encher de esperança e não para provocar medo.

As profecias de Jesus são dirigidas à cidade de Jerusalém, que não quis receber a mensagem de Cristo e sobre a qual Jesus chegou a chorar, como se pode ler no Evangelho de Lucas: "Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo: 'Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!'"

O que Jesus quer nos ensinar, hoje, no primeiro domingo de Advento, é que durante estas quatro semanas Ele se apresentará nas pessoas que de nós se aproximarem nas mais diversas situações e nós a deveremos tratar com caridade. A mesma atitude deveremos ter em relação aos acontecimentos que são outra maneira de Deus se manifestar.

Se virmos Jesus nos irmãos e nas situações diversas de nosso dia a dia, receberemos suas “vindas”. Portanto, acordemos e estejamos atentos para não desperdiçarmos a salvação do Senhor que vem ao nosso encontro.

Monsenhor José Geraldo Segantin é reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.