RELIGIÃO

'Jesus está entre nós!'

Reunidos para a Eucaristia dominical, somos conduzidos pela Palavra de Deus que se encarrega de dizer: Jesus está entre nós. Meditemos sobre os trechos da Sagrada Eucaristia. No tempo de Miquéias, a situação política, social e econômica de Israel era calamitosa. Leia mais no artigo de Mons. José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 19/12/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

Reunidos para a Eucaristia dominical somos conduzidos pela Palavra de Deus que se encarrega de dizer: Jesus está entre nós.

Meditemos sobre os trechos da Sagrada Eucaristia.

Primeira leitura: Miquéias 5.

No tempo de Miquéias a situação política, social e econômica de Israel era calamitosa. O rei Ezequiel é um bom homem, mas as suas qualidades administrativas são muito limitadas; os tempos são muito críticos para um homem fraco como ele.

Nessa situação complicada, Miquéias pronuncia a sua profecia: da pequena vila de Belém, da antiquíssima família de Éfrata, está para surgir o “Dominador de Israel”.

Agora diz o profeta sob o ponto de vista humano, a situação é desesperadora. O Senhor, porém está prestes a intervir, “aquela que tiver que dar à luz, dará à luz” e da descendência de Davi terá início um novo reino.

As palavras de Miquéias são um convite á esperança. A humanidade está à espera de um futuro de justiça e de paz: entretanto, se quisermos que esta salvação se manifeste, devemos negar a nossa adesão aos caminhos dos homens.

Segunda leitura: Hebreus 10.

No trecho da Carta aos Hebreus que nos é proposto hoje, encontramos as palavras proferidas por um homem que no templo agradece a Deus por ter sido libertado de uma doença mortal. Disse ele: “Eu sei, Senhor, que tu não recebeste com agrado o perfume do incenso, nem o holocausto das carnes dos carneiros imolados no altar; outra coisa eu te prometo: cumprir sempre a tua vontade, pois sei que isto te agrada”.

O autor da Carta aos Hebreus continua dizendo que Cristo cumpriu em si mesmo as palavras deste salmo.

Evangelho: Lucas 1.

O texto do Evangelho de Lucas pertence aos relatos do nascimento e da infância de Jesus e mostra o seu significado no plano divino da salvação. Maria crê na promessa de Deus, anunciada pelo anjo Gabriel. Dirige-se, apressadamente, à região montanhosa da Judeia para visitar e servir Isabel que estava grávida. A cheia de graça entra na casa de Zacarias, aquele que foi lembrado por Deus, e cumprimenta Isabel.

As duas mães agraciadas se encontram para louvar e agradecer a ação libertadora do Senhor em suas vidas e na vida do povo.

Mons. José Geraldo Segantin é paroco na Paróquia Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.