RELIGIÃO

Mensagem de alegria

A alegria não se resume a uma boa gargalhada, fruto de um momento especial, mas, a alegria anunciada pela Palavra é duradoura. Leia mais no artigo de Mons. José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 12/12/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

Participando da celebração eucarística no terceiro domingo do Advento (hoje), ouviremos, nos trechos da Palavra de Deus, a mensagem da Alegria!

A alegria não se resume a uma boa gargalhada, fruto de um momento especial, mas, a alegria anunciada pela Palavra é duradoura.

Primeira Leitura: Sofonias 3

“Aí de Jerusalém, cidade rebelde! Seus chefes estão no meio dela como leões que rugem; seus juízes são como lobos da noite.

Que fazer em tal situação? Sofonias não encontra alternativas: começa por ameaçar catástrofes.

Depois, eis que surge a profecia relatada em nossa leitura. Dirigindo-se ao seu povo, proclama: “Exulta de alegria, filha de Sião; alegra-te e rejubila de todo o teu coração!” “Não temas, Sião, não se enfraqueçam os teus braços!”

A “ira de Deus” não se desencadeia contra o pecador, mas contra o pecado. Deus não castiga os homens. São os próprios homens que, praticando o mal, castigam-se a si mesmos.

Segunda Leitura: Filipenses 4

Quando Paulo escreve sua carta para a comunidade de Filipos, encontra-se em Éfeso, na prisão, perseguido por causa do Evangelho. Teria, pois, todos os motivos para estar abatido, mas, no entanto, na sua carta volta, como um refrão, o convite para a alegria.

Aparece pela primeira vez, após uma breve consideração sobre a sua condição de prisioneiro: ainda que tivesse que dar a minha vida pela vossa fé, escreve ele aos filipenses, eu me sentiria feliz e me alegraria.

Evangelho: Lucas 3

A primeira parte do Evangelho de hoje apresenta três grupos de pessoas que procuram o Batista para receber esclarecimentos concretos. Perguntavam-lhe: “O que devemos fazer”?

O que o Batista exige das pessoas que vão pedir uma orientação não está de forma alguma nesta linha. Ele não aconselha nada de especificamente “religioso”.

Ao povo diz: “Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem, e quem tem o que comer faça o mesmo”.

A seguir apresentam-se a João os publicanos.  Quem são estes cavalheiros?

A estes o Batista pede para que não abusem do próprio cargo para explorar os mais pobres e indefesos.

Os últimos que procuram o Batista para pedir sua orientação são os soldados.

Os soldados, naquela época, eram mal remunerados. O que faziam, então? Estando armados, aproveitavam-se para maltratar as pessoas, abusavam das moças, extorquiam dinheiro e obrigavam os mais fracos a executar tarefas muito pesadas e humilhantes, convocavam os pobres lavradores e os obrigavam a carregar fardos muito pesados. A estes o Batista pede que não maltratarem ninguém e que se conformem com seus salários.

Na segunda parte do Evangelho de hoje o Batista retoma sua linguagem costumeira, dura, severa, quase intolerante.

Parece que aos pecadores ele não deixa oportunidade alguma de dançar e de alegrar-se: a ruína eterna os espera.

Mons. José Geraldo Segantin é pároco da Paróquia Santo Antônio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.