RELIGIÃO

'Preparai o caminho do senhor'

O mundo de hoje caminha com profundas aspirações de unidade, buscando novas formas de vida e de sociedade. O tempo do Advento nos estimula a preparar os caminhos do Senhor. Isto significa empenhar-se dentro do coração para se afastar de tudo que escraviza nossa história. Meditemos. Leia mais no artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 05/12/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

O mundo de hoje caminha com profundas aspirações de unidade, buscando novas formas de vida e de sociedade.

O tempo do Advento nos estimula a preparar os caminhos do Senhor. Isto significa empenhar-se dentro do coração para se afastar de tudo que escraviza nossa história. Meditemos.

Primeira Leitura: Baruc 5.
A leitura compara a cidade de Jerusalém a uma viúva, abatida pela tristeza, da qual brutalmente foram arrancados dos seus braços os filhos: lá está ela, prostrada na sua aflição, coberta com o manto de luto, recusando qualquer palavra de acordo.

O período de luto foi longo, mas um dia surge um profeta que se dirige para a cidade abatida e lhe anuncia a grande nova: Jerusalém, diz-lhe, o tempo do teu luto chegou ao fim!

Eis que, de repente, a velha e abatida viúva se transforma, como por encanto, numa jovem maravilhosa, encantadora.

O que está acontecendo? É o milagre operado pelo Senhor.

Jerusalém recebe novos nomes: será chamada “Paz da Justiça” e “Esplendor do temor de Deus”. Estes nomes significam a sua nova realidade.

Segunda Leitura: Filipenses 1
Quando nos defrontamos com algum problema, ao ficarmos doentes, por exemplo, e desejamos conseguir a cura, nos dirigimos a Deus e lhe pedimos a graça da qual necessitamos. Os israelitas não rezam assim. Eles sempre começam com uma bênção.

O trecho da Carta aos Filipenses, que constitui a leitura de hoje, é um exemplo de uma destas típicas orações hebraicas, e é composta de duas partes.

Na primeira Paulo dá graças a Deus. Ele lhe rende graças por tudo aquilo que realizou na comunidade de Filipos, a primeira comunidade cristã da Europa.

Na segunda parte Paulo pede a Deus que faça crescer sempre mais entre os filipenses o amor e a compreensão daquilo que é realmente bom e que está de acordo com o Evangelho.

Evangelho Lucas 3
Lucas, numa linguagem muito solene, faz entrar em cena o Batista.

No tempo dos reis de Israel, Deus costumava revelar a sua vontade por meio dos profetas.

Mas a vocação do Batista mostra que Deus nunca se esquece dos homens: só espera o momento oportuno para estender-lhes novamente a mão.

A missão do Batista se resume em poucas palavras: Ele percorria toda a região do Jordão.

No rito do batismo que administra ele quer que cada um repita o gesto de entrar, através do Jordão, na terra da liberdade.

Para esclarecer melhor a missão que João é chamado a cumprir, Lucas introduz uma frase do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

Monsenhor José Geraldo Segantin é pároco na Igreja Santo Antônio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.