RELIGIÃO

'Advento: é o natal chegando'

Na liturgia da Igreja começa o tempo do Advento que é de preparação para o Santo Natal. Nesse período a Palavra de Deus nos ajudará a rever o que se apresenta como “trevas” no nosso coração ajudando-nos a enxergar a “luz” de Deus. Leia mais no artigo de Mons. José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 28/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

Na liturgia da Igreja começa o tempo do Advento que é de preparação para o Santo Natal. Nesse período a Palavra de Deus nos ajudará a rever o que se apresenta como “trevas” no nosso coração ajudando-nos a enxergar a “luz” de Deus.

Primeira Leitura: Jeremias 33.

Os israelitas, aos quais o profeta dirige suas palavras contidas nesta leitura, encontram-se mais ou menos numa situação semelhante àquela do nosso velho desesperado que perdeu todos os seus bens.

Voltaram há pouco tempo do exilio da Babílônia e encontraram a cidade de Jerusalém em ruínas.

Começa a reconstrução da Nação, mas os trabalhos prosseguem a passos lentos.

Para esse povo desanimado, o profeta dirige a sua mensagem de esperança: estão chegando os dias nos quais o Senhor cumprirá todas as promessas de bem que fez ao seu povo. Na família de Davi surgirá um rebento santo, que estabelecerá a paz e a justiça na terra.

Com essas palavras consegue infundir coragem no seu povo.

Também em nossos dias passamos por situações semelhantes às dos israelitas que voltaram há pouco tempo da Babilônia.

O rebento de Davi, esperado pelos israelitas, nós bem o sabemos, já chegou: é Jesus de Nazaré. Com ele teve início o Reino de paz e de justiça.

Segunda leitura: 1Tessalonicenses 3

O motivo da escolha deste trecho como segunda leitura deste primeiro domingo do Advento consiste no fato de que nele se fala da vinda do Senhor Jesus com todos os seus santos e porque também este nos orienta sobre o modo de nos prepararmos para vinda.

Dirigindo-se aos cristãos de Tessalônica, Paulo reconhece que eles são excelentes, mas pede ao Senhor para que os faça crescer ainda mais no amor recíproco. É este, ensina , o caminho que conduz à santidade e é a única maneira de se manter vigilante para a vinda do Senhor.

Evangelho:  Lucas 21.

No trecho evangélico de hoje: descreve-se a volta ao caos primordial; afirma que as energias cósmicas, que regem a ordem no universo, serão abaladas.

É terror que os homens experimentam diante dos desastres que eles mesmos provocaram com a rejeição de qualquer norma ética, com o desprezo dos valores mais sagrados, com a perda de todos os pontos de referência moral. Então a história da humanidade está encaminhada para uma inevitável catástrofe?

Não! Garante Jesus. Quando tudo parecer arruinar-se no pecado, virá o Filho do Homem, com grande poder e majestade, e do caos fará  surgir um mundo novo.

Mons. José Geraldo Segantin é pároco da Paróquia Santo Antonio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.