RELIGIÃO

'Ânimo, é Cristo Chegando'

Com a graça de Deus estamos vivendo mais um domingo e a Palavra de Deus traz um ensinamento animador para todos nós. Meditemos.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 13/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Com a graça de Deus estamos vivendo mais um domingo e a Palavra de Deus traz um ensinamento animador para todos nós. Meditemos.

Primeira leitura: Daniel 12.
O livro de Daniel foi composto num período trágico.

Israel está sendo oprimido por Antíoco IV, um rei perverso e ímpio que quer acabar com a religião, profana o templo de Jerusalém, persegue os crentes e condena à morte os que não se submetem às suas reformas. Muitos judeus, apavorados, abandonam a fé.

As palavras de esperança contidas nessa leitura não foram pronunciadas só para os judeus que viveram no tempo do rei Antíoco; são válidas também para todos aqueles que se encontram em situações semelhantes.

Segunda Leitura: Hebreus 10
Desde os tempos mais remotos os homens sempre experimentaram uma profunda perturbação interior, uma grande inquietação por causa das próprias faltas.

Para libertar-se dessas culpas, eles inventaram uma infinidade de ritos. Alcançaram eles o seu objetivo? A leitura de hoje responde: Não!

Só o sacrifício de Cristo tem o poder de comunicar essa purificação. Oferecido uma vez para sempre, ele libertou de fato os homens dos seus pecados.

Evangelho: Marcos 13
O evangelho deste dia usa, é verdade, uma linguagem um pouco surpreendente para nós, mas afinal não é tão complicada como parece. Tentemos entendê-la.

Na época em que Marcos escreve esse capítulo do seu Evangelho, as comunidades cristãs estão agitadas e assustadas por causa de guerras, de calamidades e de crises que abalam o mundo inteiro.

Inicialmente Jesus adverte para não dar ouvidos a certas pessoas exaltadas que, de tempos em tempos, aparecem também nas nossas comunidades, citando desastradamente algumas frases da Bíblia.

Ensina-nos, em seguida, a difundirmos sempre o otimismo ao redor de nós. O cristão não desconhece os problemas e os dramas no meio dos quais os homens se debatem, mas não os interpreta como sinais de morte; os vê como as dores do parto que prenunciam o nascimento de uma nova vida.

Jesus convida todas essas pessoas que sofrem porque ama a verdade, a paz, a justiça, a liberdade a não desanimar. Mesmo nas horas mais tenebrosas eles devem saber vislumbrar os sinais do reino que se aproxima.

Monsenhor José Geraldo Segantin é pároco da Igreja Santo Antônio.

                 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.