RELIGIÃO

“Santos e santas de Deus”

A Igreja medita neste domingo a santidade que se faz presente, ao longo dos séculos, em homens e mulheres que optam por Deus. Na primeira cena da leitura de hoje, o livro do Apocalipse vê os fiéis em meio a grandes provações. Sem livrá-lo da dificuldades, Deus, contudo, intervém em seu favor. Eles são marcados com “o selo do Deus, vivo”, identificados como “servos de Deus”. A marca que recebem é o batismo. Leia mais do artigo do Mons. José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin | 06/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

A Igreja medita neste domingo a santidade que se faz presente, ao longo dos séculos, em homens e mulheres que optam por Deus. Vejamos as lições da Palavra de Deus para nós:


Primeira leitura: Apocalipse 7.


Na primeira cena da leitura de hoje, o livro do Apocalipse vê os fiéis em meio a grandes provações. Sem livrá-lo da dificuldades, Deus, contudo, intervém em seu favor. Eles são marcados com “o selo do Deus, vivo”, identificados como “servos de Deus”. A marca que recebem é o batismo. Ele faz do cristão propriedade de Deus, e por isso é sinal que protege do juízo escatológico.

 

Segunda leitura: 1Carta de João 3.

 

A vida do cristão transcorre entre dois momentos; o agora e o que virá. O primeiro momento já é marcado pela realidade transcendente: somos realmente filhos de Deus.

 

O segundo momento é a vinda futura do Filho de Deus. Então aquilo que já somos filhos será levado á plenitude. Quando encontrarmos a Deus, sua divina face iluminará a nossa face. 

 

Evangelho: Mateus 5.

 

As bem-aventuranças são palavras que ensinam os discípulos, anunciando-lhes promessas e mostrando-lhes o caminho do seguimento de Jesus.

 

Os Santos são hoje bem-aventurados no céu, mas já começaram, pela vivência cotidiana dos valores das bem-aventuranças, a sê-lo.

 

Bem-aventurados são, primeiramente, os “pobres em espírito”. Trata-se de saber renunciar às riquezas materiais, usando-as para o bem comum.

 

Essa atitude se expressa também na mansidão, não se impondo com prepotência, mas vivendo em espírito de serviço terá sua recompensa na outra terra. E naqueles que, aflitos, resistem ao mal sem fazer o mal e agem com a esperança posta em Deus em favor do restabelecimento da ordem querida por Deus. A eles estão ligados os que têm fome e sede de justiça, aqueles que sofrem sem verem seus direitos respeitados, mas têm já a certeza daquela justiça que nunca falhará.

 

Os misericordiosos são bem-aventurados porque deixam transbordar o perdão de seu coração algo que o faz, imagem da infinita misericórdia de Deus, que para eles é reservada. Os puros são aqueles que podem estar diante de Deus sem máscaras, pois nada têm a esconder.

 

Os que promovem a paz são os que vivem a reconciliação, que começa com Deus e dai, deve-se expandir para os relacionamentos e estruturas humanas.

 

Por fim, bem-aventurados são os perseguidos por causa da justiça, que mantém as medidas justas e não se dobram frente a medidas injustas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.