RELIGIÃO

Os mandamentos

“Temer a Deus” não quer dizer “ter medo”, mas sim assumir diante dele uma atitude de confiança total; significa aceitar os seus projetos, os seus desígnios, a sua vontade de difundir o bem. Leia o artigo de Mons. José Geraldo Segantin.

Por Mons.José Geraldo Segantin | 30/10/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

Neste domingo, Jesus deixa claro: a origem e a finalidade dos mandamentos de Deus é o AMOR.

Vejamos os ensinamentos da Palavra de Deus.

Primeira Leitura: Dt 6
Desde o dia em que no Sinai o Senhor entregou a Lei a Moisés, Israel se considerou o depositário da sabedoria e da inteligência.

A primeira leitura deste domingo começa exortando-nos a temer a Deus. À primeira vista, parece uma advertência a ter medo de Deus, mas não é este o sentido.

“Temer a Deus” não quer dizer “ter medo”, mas sim assumir diante dele uma atitude de confiança total; significa aceitar os seus projetos, os seus desígnios, a sua vontade de difundir o bem.  


Segunda Leitura: Hb 7
Já dissemos que os Judeus, aos quais se destina a carta, faziam parte de um grupo de convertidos ao cristianismo, Sentiam uma profunda saudade da religião antiga que tinham abandonado, lembravam as grandiosas cerimônias no templo de Jerusalém.

Na leitura de hoje o autor responde à questão desses judeus saudosistas, afirmando que o sacerdócio de Jesus e o culto que ele oferece são infinitamente superiores.

Jesus, já por sua vez, é puro, santo, sem mancha: foi tentado, como nós, mas nunca foi vencido pelo mal.

Jesus, ao invés, ofereceu a sua vida uma só vez para sempre.


Evangelho: Mc 12
Jesus já está em Jerusalém há três dias: Já expulsou os vendilhões do lugar sagrado e com o seu gesto deixou claro que o conflito com as autoridades religiosas agora é inevitável.

O evangelho de hoje se insere nesse contexto polêmico.

Um dos escribas que assistiu às controvérsias anteriores se apresenta e também ele lhe dirige uma pergunta: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?

A resposta que ele dá ao escriba evoca a mais conhecida das orações do seu povo: Ouve, Israel, O Senhor nosso Deus é o único Senhor: amarás, portanto, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o seu espírito e de todas as tuas forças. Em seguida, sem ter sido solicitado, acrescenta um segundo mandamento, extraído do livro do Levítico: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Amar a Deus de todo o coração significa aderir a ele plenamente.

De toda a alma quer dizer amar a Deus com a própria vida.

De todas as tuas forças significa amar a Deus com as próprias capacidades.

De toda a mente significa que a adesão a Deus não é fruto de fantasias, mas de uma escolha consciente, muito ponderada, plenamente conforme a razão.

Portanto, os dois mandamentos, dos quais Jesus fala no Evangelho de Marcos, não podem ser separados. São a manifestação de um único amor. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.