RELIGIÃO

O Pastor nos conduz

A Palavra de Deus é confortadora e ilumina nossa vida.

Por Monsenhor José Geraldo Segantin | 17/07/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para o GCN

A Palavra de Deus é confortadora e ilumina nossa vida.

Primeira Leitura: Jr 3.
O profeta Jeremias vive num período político muito difícil.

Durante uma batalha feroz, morre o piedoso rei Josias e o poder passa para as mãos do seu filho Joaquim.

Este não seguiu o exemplo do pai:

Poucos anos depois morre Joaquim e lhe sucede seu filho, que, porém, reina somente por três meses.

A situação continua calamitosa. É durante esse período dramático que Jeremias é chamado para desenvolver a sua missão.

A leitura de hoje começa com as palavras ameaçadoras de Deus contra os dirigentes políticos que, como já vimos, são incompetentes e corruptos.

Após essa sentença de condenação contra os reis, o profeta se dirige ao povo desalentado, disperso e desnorteado e procura infundir-lhe coragem.

Transmite-lhe a garantia de que Deus não irá abandoná-lo. Promete que ele mesmo tomará conta das suas ovelhas e as reconduzirá para a sua pátria, às pastagens das quais foram arrancadas com violência.

Segunda Leitura: Ef 2.
O autor da Carta aos Efésios está falando a cristãos de origem pagã que foram batizados há pouco tempo e os convida a meditar sobre a sua nova condição: antes estavam longe, diz-lhes, mas agora estão presentes.

De quem eles se aproximaram? Do povo que tinha recebido a promessa de todas as bênçãos de Deus.

A leitura de hoje nos ensina que Jesus derrubou todas as barreiras que separavam os homens e os reuniu num único povo.

Nós cristãos somos hoje no mundo as testemunhas desta unidade e desta paz entre todos os povos.

Evangelho: Mc 6.
Os Apóstolos se reúnem ao redor de Jesus, contam-lhe o que fizeram e ensinaram, e ele os convida a passar algumas hora em sua companhia, à parte, em algum lugar isolado, longe da multidão.

O descanso é breve: dura o tempo da travessia do lago no barco. A segunda parte do Evangelho de hoje encontramos novamente Jesus e os Apóstolos no meio da multidão.

Jesus sente compaixão porque, diz ele, estão desgarradas como ovelhas sem pastor.

Retomando a imagem do pastor, Marcos aponta Jesus como guia enviado por Deus em resposta à oração de Moisés.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.