Ascenção do senhor

15/05/2021 | Tempo de leitura: 2 min

A Igreja celebra neste domingo a Solenidade da Ascensão de Jesus: subiu aos céus!

Esta festa foi instituída durante o século IV, e comemora o acontecimento que descrevem os Atos dos Apóstolos. A cena verifica-se no monte das Oliveiras quarenta dias depois da ressurreição. Jesus aparece ali aos discípulos pela última vez e confia-lhes sua grande missão: deverão ser suas testemunhas, pregando a boa nova de Deus por todo o mundo. O Espírito Santo outorgar-lhes-à forças para cumprirem seu cometimento. Quando terminou de lhes dizer essas coisas, dando-lhes suas últimas instruções, elevou-se ao céu.

Apareceram então dois anjos, e prometeram aos discípulos que Jesus voltaria um dia da mesma forma que o viram ir-se.

Vejamos, portanto, os ensinamentos da Palavra de Deus proclamada nas missas deste domingo.

 Primeira Leitura; Atos dos Apóstolos 1.
A prática cristã nasce de experiência que Lucas visualiza num contexto de intimidade e comunhão: a refeição. É dessa intimidade com ele que nasce o testemunho cristão, a missão, a evangelização, pondo em movimento a Boa Notícia trazida por Jesus. E a garantia de sucesso está no batismo com o Espírito Santo. Ele é a memória continuamente renovada e atualizada do que Jesus disse e fez.

A pergunta dos discípulos revela a ânsia da comunidade cristã, a fim de que o projeto de Deus se realize completamente. Estão curiosos em saber se existe um limite até o qual se possa resistir e lutar corajosamente, e depois “descansar”, sem que haja mais nada por fazer. A resposta de Jesus contém duas indicações. A primeira afirma que o projeto de Deus não depende de uma data histórica. A segunda é consequência da primeira e manifesta qual deve ser a autêntica preocupação da comunidade cristã: sob a ação da força do Espírito, testemunhar a práxis de Jesus.

Segunda Leitura Efésios 1.
Paulo pede a Deus a sabedoria para os seus cristãos. Não se trata de uma sabedoria humana, mas da inteligência para compreender o mistério da Igreja. Pede a Deus para iluminar os olhos do seu coração para que compreendam quão grande é a esperança para a qual foram chamados.

Evangelho: Marcos 16.
O texto de hoje inicia com a ordem de Jesus: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura!” Começa, definitivamente, o tempo da comunidade cristã. No Evangelho de Marcos, Jesus se apresenta anunciando o Evangelho. Os discípulos irão, portanto, dar sequência ao que Jesus fez, ampliando o campo de ação, Jesus anuncia o Evangelho na Galiléia; os discípulos deverão fazê-lo pelo mundo inteiro e a toda criatura.

Junto com a missão vai a promessa solene: “Eu estarei convosco sempre, até o fim do mundo”. Essa promessa fortaleceu a Igreja através dos séculos. No meio das perseguições, o povo de Deus lembrou-a sempre e nos sofrimentos experimentou a presença e o poder do Senhor ressuscitado e ascenso ao céu.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.