Covid-19: a lepra atual

Por Mons. José Geraldo Segantin | 14/02/2021 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para o GCN

 A Palavra de Deus vem nos falar da lepra e do afastamento que ela produzia.

            Situação parecida enfrentamos com a Covid 19. O modo de Jesus tratar essa situação é fantástica.

            Vejamos os ensinamentos.

            Primeira Leitura: Lv 13.

            Em todos os povos, os leprosos, sempre foram considerados impuros e afastados da comunidade por medo que pudessem contaminá-lo.

            A leitura nos explica como se comportavam os israelitas com esses doentes. Era função dos sacerdotes confirmar quem estivesse atacado pela lepra e tomar a decisão de afastá-lo da comunidade.            Se por acaso cruzava com alguém, devia gritar: “Sou impuro! Sou impuro!”

            A marginalização à qual eram submetidos esses doentes, era determinada por um motivo muito mais importante: os leprosos eram considerados como amaldiçoados por Deus porque tidos como culpados por graves pecados.

            Segunda leitura: ICor 10

             Os versículos contidos nessa leitura constituem a conclusão de um longo discurso de Paulo sobre o problema dos sacrifícios que os pagãos oferecem aos próprios ídolos. Os cristãos não sabem o que fazer: podem comprar qualquer tipo de carne disponível no mercado ou devem antes verificar se a sua procedência é dos templos dos deuses? O argumento dos cristãos de Corinto é simples: se os ídolos não existem, não há motivo para deixar de comer os restos dos sacrifícios oferecidos em sua honra. Paulo concorda com esta opinião, entretanto afirma que é preciso ter em mente um outro aspecto do problema.

            Evangelho: Mc 1

            Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. Curar um leproso era tão difícil como ressuscitar um morto. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.

            Para um israelita, portanto, a cura de um leproso era muito mais do que um fato extraordinário: era um sinal que o esperado Reino de Deus tinha chegado ao mundo

             A primeira parte do evangelho deste domingo é bastante simples e clara e nos conta como aconteceu o fato: um leproso, contrariando as disposições da lei, se aproxima de Jesus e, de joelhos, implora para ser purificado. Observemos bem: não pede a cura, mas sim pede para ser purificado, isto é, para ser reconduzido a fazer parte da comunidade humana. Mais do que a doença em si, o que mais o angustia é o fato de sentir-se excluído da sociedade civil e religiosa.

            Diante do seu pedido, Jesus se comove, estende a mão, toca-o e lhe restitui a saúde.

            O Deus que se manifesta em Jesus não é o dos fariseus: distante, irado, rígido contra os que erraram, distante daqueles que são considerados impuros. É um Deus que não sente repugnância dos leprosos, pelo contrário, cumula-os de carícias, porque, em cada ser humano, mesmo naquele que mais a fundo se precipitou nos abismos do pecado, ele sabe descobrir uma obra-prima de beleza, um filho extraordinário amável.

            No início da sua vida pública, na hora do batismo de João, Jesus mostrou sentir-se perfeitamente bem ao lado das pessoas impuras. Seguindo este mesmo caminho, ele nunca se afastou dos publicanos, dos pecadores, das prostitutas. 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.