Jesus conta com o Pai

05/07/2020 | Tempo de leitura: 2 min

A Palavra de Deus nos apresenta a vida dos profetas e de Jesus, sendo perseguidos por aqueles que, mesmo estando próximos, não o apoiam.

Primeira Leitura: Zc 9.

Quando o profeta pronuncia as palavras contidas na leitura de hoje, Israel não é nem mesmo uma nação independente; mas é um povo colonizado, oprimido por potências estrangeiras.  

Nesta situação é chamado para alegrar-se muito, a regozijar-se.

Mas como é possível?

Porque, responde o profeta, o sofrimento está para chegar ao fim. O Messias prometido está para chegar. Ele será um rei justo e vitorioso.

O salvador prometido não chegará chefiando um exército poderoso, montando cavalos e conduzindo carros, mas humilde, montando um jumento num potro de uma jumenta.

Na segunda parte da leitura descreve-se o que ele fará quando de sua chegada a Jerusalém; fará desaparecer da cidade qualquer sinal de força militar, destruirá todas as máquinas de guerra e de violência.

A sua força é aquela que os homens consideram fraqueza.  Jesus realizará ao pé da letra esta profecia, quando entrar em Jerusalém, montando um burrinho.

Segunda leitura Rm 8.

Todos os homens morrem. Jesus também, sendo um homem como nós, morreu, tinha que morrer. Ele porém ressuscitou. Como? O que o fez ressuscitar?

Na leitura deste domingo Paulo diz que isto aconteceu porque ele tinha em si o espírito de Deus, isto é, a vida de Deus em plenitude.

Jesus, portanto, morreu para a vida material, mas o Espírito que estava nele o ressuscitou, o fez viver na vida de Deus.

Evangelho: Mt. 11.

No começo da sua vida pública, ao longo do lago da Galileia, Jesus despertou bastante entusiasmo, obteve um notável sucesso: Depois começaram as oposições dos inimigos.

Os seus próprios familiares, observa o Evangelho, não acreditavam mais nele. Com ele permaneceu somente um diminuto grupo de seguidores.

Diante de um balanço tão próximo ao malogro nós esperaríamos que Jesus devesse desanimar. Pelo contrário, ele se alegra e agradece ao Pai por tudo o que aconteceu.

A segunda parte do Evangelho contém uma importante afirmação de Jesus. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, como também ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o queira revelar. O que significa isto?

Um conhecimento profundo do Pai somente é possível para o Filho. Mas ele pode comunicar este conhecimento a quem ele quiser. Quem serão os destinatários desta sua revelação? Os pequenos, evidentemente.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.