O dom da fé

O tempo pascal nos ensina muita coisas valiosas para a nossa vida espiritual. Hoje nos ensina a viver a Fé em comunidade.

19/04/2020 | Tempo de leitura: 2 min

O tempo pascal nos ensina muita coisas valiosas para a nossa vida espiritual. Hoje nos ensina a viver a Fé em comunidade.

Primeira Leitura: Atos 2.

A primeira leitura de todos os domingos da Páscoa é tirada dos Atos dos Apóstolos, o livro que narra como, após a ressurreição de Jesus, o Evangelho se difundiu no mundo inteiro e como surgiram as primeiras comunidades cristãs.

O trecho de hoje nos apresenta a vida da comunidade de Jerusalém e nos descreve as suas características.

Para nós é muito importante observar como é que ela está estruturada, porque tendo nascido diretamente dos apóstolos constitui um ponto de referência insubstituível.

Os pilares sobre os quais se rege estão expostos nos dois primeiros versículos da leitura; fidelidade à catequese dos apóstolos, comunhão de bens, a celebração semanal da Eucaristia (chamada “o partir do pão”), oração em comum e os sinais extraordinários.

Também nos nossos dias a escuta da palavra de Deus dever ser o único e sólido fundamento sobre o qual se apoia a fé das nossas comunidades.

Segunda leitura: 1ª Carta de Pedro 1.

Esta carta foi escrita numa época bastante difícil para as comunidades cristãs.

No trecho deste domingo o autor os convida a refletir sobre a nova vida que Deus lhe infundiu no Batismo. Esta vida não pode ser experimentada com os sentidos, mas nem por isso ela é menos verdadeira.

Os discípulos se sentem peregrinos, hóspedes estrangeiros nesta terra. Nenhuma dificuldade, nenhuma provação pode destruir a sua alegria de sentirem-se filhos de Deus. Entretanto, eles são como o ouro: embora seja o mais precioso dos metais, precisa se purificado.

Evangelho: João 20.

O trecho de hoje está claramente dividido em duas partes que correspondem às aparições do Ressuscitado.

Os discípulos, pois, estão reunidos em casa. A qual encontro se refere João? Muitos já devem ter adivinhado: à assembleia semanal da comunidade cristã.

Também para nós hoje se torna possível passar pela experiência que os apóstolos tiveram no dia da Páscoa e oito dias após. De que forma? Participando da assembleia comunitária.

Vamos agora ao episódio de Tome.

Tomé foi escolhido como símbolo das dificuldades que todo discípulo encontra e encontrará sempre para acreditar na ressurreição de Jesus.

O caminho que todos os discípulos são chamados a percorrer é descrito por João no final do trecho de hoje: “Fez Jesus, na presença dos seus discípulos ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro”. Mas estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Diante da proposta que nos vem do Evangelho cada um é chamado a dar a sua adesão.

 

Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.