O senador por São Paulo, Major Olímpio (PSL), estará em Franca nesta segunda-feira. Para quem gosta de uma boa polêmica, não há personagem melhor. Olímpio é o verdadeiro fio desencapado.
No período da manhã, o senador participará da abertura do Encontro Interlegis na Câmara. O evento é um programa do Senado Federal destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo por meio de cursos de capacitação voltados aos servidores e à população em geral.
Após o evento na Câmara, Major Olímpio visitará o 15º Batalhão da PM, onde almoçará. Tenho entrevista marcada com ele. É a segunda visita que o senador faz a Franca este ano. Em março, ele esteve na Santa Casa e na sede da Acif.
Major Olímpio foi policial militar por 29 anos. Na política, ganhou notoriedade pela postura polêmica. Ele mesmo se define como “boca-dura”. Nas eleições do ano passado, recebeu nove milhões de votos, sendo o senador mais votado do País. Só em Franca foram 79.475 votos.
Em menos de um ano de mandato, comprou briga com a família de Jair Bolsonaro, com o governador João Doria e até com o presidente do Supremo Tribunal Federal. Na quarta-feira, dia 4, o senador formalizou representação, na Mesa do Senado Federal, com pedido de abertura de processo de impeachment, por crime de responsabilidade, contra Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Governo zicado
A Prefeitura demorou dois anos para consertar o Relógio do Sol. Na inauguração, choveu.
Polícia na prefeitura
A disputa pela Prefeitura de Cristais Paulista deverá ter um concorrente de peso no ano que vem. Chefe da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Franca há 15 anos e um dos policiais mais respeitados da região, o delegado Márcio Garcia Murari se rendeu aos apelos feitos por apoiadores e cogita se candidatar a prefeito na cidade onde mora. Uma das possibilidades é formar dobradinha com o ex-prefeito Hélio Kondo. Murari foi procurado por diversos partidos e está em conversas avançadas com o PSDB. Em julho, o policial foi promovido pela Delegacia Geral de Polícia à categoria de delegado de 1ª classe por merecimento.
Barretão
A eleição de Pastor Palamoni (PSB) para a presidência da Câmara, quinta-feira, não foi surpresa e apenas confirmou uma decisão que já havia sido definida há meses nos bastidores do Poder Legislativo. De novidade mesmo, foi a presença de um berranteiro, que soprava o instrumento todas às vezes em que os nomes dos novos componentes da Mesa Diretora eram anunciados.
Empoderamento
Cristina Vitorino (Republicanos) será a vice-presidente da Câmara no ano que vem. É a primeira vez na história do Legislativo local que uma mulher ocupa o cargo.
Rojão
A Prefeitura abriu licitação para contratar empresa especializada em realização de show pirotécnico para as festas da virada do ano com fornecimento de fogos de artifícios, montagem e execução. A exemplo do ano passado, haverá atrações em cinco locais diferentes.
Recauchutagem
O vereador Arroizinho (MDB) não participou das eleições internas da Câmara. Estava afastado por conta de uma cirurgia no nariz.
‘Black Friday’
Termina terça-feira o prazo para o contribuinte pedir o desconto de 10% sobre o valor do IPTU que será pago no começo do ano. O benefício é previsto por lei e concedido para todos os cidadãos, desde que o pedido seja feito até o dia 10 de dezembro. O contribuinte precisa apenas comprovar que é o dono, que reside no imóvel e que não está inscrito na Dívida Ativa. É preciso levar a escritura, documento pessoal e comprovante de endereço. E estar disposto a esperar na fila. Mas, compensa. Se a pessoa pagar à vista, o desconto total chegará a 20%.
Pontualidade britânica
Desta vez, Gilson colaborou. Como se tratava de evento relacionado a horário, o prefeito atrasou apenas dez minutos para a inauguração do Relógio do Sol.
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.