Na quarta-feira, 30, vão completar três anos que o segundo turno das eleições para prefeito foi realizado em Franca. Na disputa entre o “bãozinho” e o “arrogante”, 90,8 mil pessoas optaram por Gilson de Souza.
Me lembro bem daquela tarde de domingo. Escalado pelos editores, fui acompanhar a apuração para o Comércio da Franca, rádio Difusora e portal GCN no comitê do PSDB, que havia sido montado na Vila França. Dava para ouvir os foguetes que estouravam no QG de Gilson, montado perto dali, no bairro Santa Rita.
Por volta das 17h50, a apuração paralela realizada pela TV Clube cravou que Gilson estava eleito. Mesmo com o TRE não tendo iniciado a contagem oficial, o clima era de emoção no comitê tucano. Apoiadores e integrantes da equipe de Sidnei estavam abatidos. Muitos choravam.
Entrei ao vivo na rádio Difusora e falei com Sidnei. Ele admitiu a derrota. “Não sou marinheiro de primeira viagem. A vida é feita de vitórias e derrotas, e essa foi mais uma derrota”.
A frase que o então candidato disse a seguir soou como profecia. “Agora, vou na igreja rezar para a cidade não ir para o buraco de novo”.
Sidnei não deve ter rezado com fé. Três anos depois, a cidade está, literalmente, tomada por buracos. A Prefeitura se mostra incompetente para resolver o problema. O buraco, na verdade, é bem mais embaixo do que apenas o péssimo estado de conservação das ruas.
Há falhas de gestão em grande parte dos setores do governo. Nem mesmo ações simples, como a Expoagro, o Passeio Franca Restinga e o exame do Saresp a Prefeitura conseguiu fazer. Gilson aparenta estar mais preocupado em montar um grupo de assessores para pedir votos para ele na campanha do ano que vem.
Convenção fora de época
O PSDB anunciou quarta-feira, durante ato na Câmara, que Adermis Marini é o pré-candidato do partido a prefeito. Em um discurso inflamado, que durou 20 minutos e foi recheado de críticas a Gilson de Souza, Sidnei Rocha pôs fim aos comentários de que poderá ser candidato e declarou apoio a Adermis. Mas, fez uma ressalva: “O Adermis tem que se virar. Não vou fazer como fiz com o outro imbecil. O outro eu carreguei e pus lá”. Não imagino para quem foi o recado...
Dor de dente
A Prefeitura terá que pagar indenização de R$ 212,7 mil para uma servidora, referentes a ação trabalhista por ter ficado exposta a agentes insalubres e perigosos. Ela comprovou que trabalha em consultório odontológico, em que há aparelho de raio X, e que ficava diretamente exposta, quando do disparo do aparelho, às radiações ionizantes, sem a utilização de proteção eficaz.
Remédio
O vereador Carlinhos da Farmácia deixará o MDB na janela de março. Vai se filiar no PR da deputada Graciela Ambrósio.
O pastor e as formigas
A Câmara votará na sessão desta terça-feira requerimento com o objetivo de cobrar explicações à Prefeitura sobre quais providências estão sendo tomadas para realizar o extermínio de formigueiros e cupinzeiros em Franca. Iniciativa do Pastor Otávio (PTB).
Bem me quer, mal me quer
Um mês após ter deixado o Novo, a empresária Flávia Lancha ainda não decidiu para onde irá. Pré-candidata a prefeita, ela analisa convites do PSB, PTB, PSD e PRB. Nesta última semana, participou de um almoço em São Paulo com as principais lideranças do PSD.
Ponteiros atrasados
A Prefeitura comemora. A notícia foi até manchete no jornal eletrônico do governo: 80% da restauração do Relógio do Sol estão prontas. O relógio está parado desde dezembro de 2017.
Peruca
O ex-vereador Márcio do Flórida não quer saber mais de política. Vai se dedicar apenas à profissão de Oficial de Justiça e ao atletismo. É o vice-presidente da Associação dos Corredores de Franca. Para marcar a nossa fase de sua vida, implantou uma prótese fixa para disfarçar a careca.
Árbitro de vídeo
Se o seu time está insatisfeito com o VAR, imagine o PSL que tem o Bivar...
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.