O número é preocupante e tem que ser enfrentado de maneira séria. De 2015 até agora, os acidentes de trânsito mataram 215 pessoas em Franca. Este ano, já foram 654 acidentes com vítima e 28 mortos.
Oitenta por cento das vítimas fatais são do sexo masculino. Homens com idades entre 18 e 24 anos são os que mais morrem.
Preocupado com estes números, o grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Franca, realizou terça-feira o I Fórum do Trânsito de Franca Acidente Zero. A iniciativa reuniu no auditório do Uni-Facef representantes das Polícias Militar, Civil, Rodoviária, Ministério Público e políticos. Pai e mãe de vítimas fatais relataram suas experiências traumáticas. Talvez, preocupados com algo mais importante, o prefeito Gilson de Souza (DEM) e o secretário de Segurança, Márcio Santos, não apareceram. “Se não fizermos nada, mais de 200 pessoas vão morrer nos próximos quatro anos. As mortes podem ser evitadas. A infração de trânsito é uma escolha. A sociedade tem parcela de responsabilidade. Qual exemplo estamos dando?”, questionou o tenente Régis Mendes, comandante do Pelotão de Trânsito da PM.
O excesso de velocidade é a principal causa dos acidentes. Investir na educação de trânsito, na fiscalização e na infraestrutura viária é o remédio. Os participantes firmaram o compromisso de criar e participar de campanhas com o objetivo de reduzir o número de acidentes.
A empresária Flávia Lancha anunciou que realizará a partir desta semana o Desafio Semana Acidente Zero. A iniciativa conta com o apoio de mais de 20 entidades e terá ações por toda a cidade. No sábado, acontecerá o “Dia D” da campanha.
Não basta apenas a mobilização da sociedade, é preciso que a Câmara e a Prefeitura entrem para valer nesta luta. Sugiro ao prefeito que faça menos festas e instale mais radares nas ruas. As vítimas do trânsito agradecem.
Plenário protegido
Não será por falta de oração que a Câmara não terá bom desempenho no ano que vem. O próximo presidente deverá ser Pastor Palamoni (PSB), que é da Igreja do Evangelho Quadrangular. Ligada à Igreja Universal, Cristina Vitorino (PRB) é cotada para ser a vice-presidente. As eleições internas da Câmara serão realizadas na primeira semana de dezembro.
Pasto
A Francana realizará neste domingo um dos jogos mais importantes dos últimos anos. Um resultado positivo deixará o time a um passo das semifinais do campeonato. Seja qual for o resultado, eu adianto que o gramado do Lanchão atrapalhou os dois times. Impossível jogar bola naquele pasto. Trocar a grama é necessidade urgente.
Passaporte
A Câmara votará terça-feira projeto apresentado pela base aliada ao governo que visa alterar a Lei Orgânica do Município e estabelecer que o prefeito e o vice só vão precisar de autorização da Câmara para se ausentar do País quando a viagem for superior a 15 dias. A alegação é de que a medida pretende igualar a lei municipal com o previsto pela Constituição Federal. Hoje, o prefeito depende do aval dos vereadores mesmo se a viagem para o exterior for de apenas poucas horas. Foi por isto que Gilson abortou em cima da hora recente viagem para a Argentina.
Nos corredores da Prefeitura, a informação é de que o prefeito pretende ir para os Estados Unidos e que se esforça para mudar a lei antes da viagem e não depender de autorização dos vereadores.
Buracolândia
Não bastasse o descaso da Prefeitura, a Sabesp também continua abrindo crateras nas ruas da cidade e não conserta. Mas, se o pagamento da conta atrasar, o corte não falha.
Pergunta do milhão
Durante sua participação no Fórum do Trânsito de Franca, coronel Brandão fez uma pergunta aos presentes e ficou sem resposta: “Quem é o engenheiro de trânsito da Prefeitura”? Se alguém souber, favor avisar.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.