A empresária Flávia Lancha está levando a sério a possibilidade de se candidatar a prefeita nas eleições do ano que vem. Embora tenha experiência em gestão na iniciativa privada, é proprietária da empresa de cafés especiais Labareda, ela foi buscar qualificação na Europa para melhor lidar com questões públicas.
Flavia passou os últimos 15 dias na Inglaterra cursando um módulo internacional sobre implementação de governo realizado na Universidade de Oxford. As aulas fazem parte do curso de Master em Liderança e Gestão Pública do Centro de Liderança Pública.
A capacitação reuniu seminários que abordaram casos de sucesso e práticas de gestão usadas por outros países nas áreas de saúde, educação e gestão de finanças públicas. Segundo Flávia, um dos assuntos que mais chamaram a atenção foi o “Social Impact Bounds” (Contratos de Impacto Social), que é uma modalidade inovadora de parcerias entre iniciativa privada, governos e ONGs para resolver problemas sociais, como redução de moradores em situação de rua e combate à criminalidade. “Retorno ao Brasil com propostas que acredito, que se forem adaptadas ao nosso contexto local, podem ajudar na melhoria de serviços para comunidade”.
Flávia foi a terceira colocada nas eleições de 2016 ao receber 28,6 mil votos. Após ter apoiado Gilson de Souza no segundo turno, ela foi convidada para assumir a Secretaria de Desenvolvimento. Ela permaneceu na pasta até novembro do ano passado, quando pediu exoneração por divergências com o prefeito.
Pedágio mais barato: Caso não haja nenhuma mudança de última hora, a Autovias deixará de existir até a próxima quinta-feira, dia 4, e não mais responderá pela concessão das rodovias Cândido Portinari e Ronan Rocha. A empresa dará lugar à Via Paulista, que ganhou a licitação feita pelo Estado para explorar o trecho conhecido por Rodovia dos Calçados.
A boa notícia é que as tarifas do pedágio vão cair de imediato entre 15% e 20% nas praças de Restinga e Batatais. Por outro lado, as motos também vão ter que pagar pedágio. O preço será a metade da tarifa simples de carros. A nova concessionária promete construir ao longo da Cândido Portinari um posto de Serviço de Atendimento ao Usuário, que vai oferecer água, café, banheiro, local de descanso e internet para os motoristas.
Aumento de salário: A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, em regime de urgência, na quarta-feira, projeto que reajusta os salários dos próprios servidores da casa. A medida causou polêmica, pois faltam recursos para aumentar os salários de outras categorias. Foram 59 votos sim e 20 não. A deputada Graciela Ambrósio (PR) votou a favor do aumento. Roberto Engler (PSB) não participou da sessão.
Air pó: O segundo sargento da Aeronáutica, Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína na Espanha, fez 29 viagens no Brasil e no exterior desde 2015 e acompanhou três presidentes: Além de Jair Bolsonaro, ele também integrou comitivas de Michel Temer e de Dilma Rousseff.
Selo Harvard de procedência: A deputada Graciela Ambrósio (PR) decidiu retirar o requerimento que havia apresentado na Assembleia Legislativa, em abril, propondo uma moção de aplausos para a professora Joana D’Arc Félix de Sousa. A cientista francana ficou popularmente conhecida por vir de uma família pobre e ter chegado à universidade mais conceituada do mundo ao ponto da Globo Filmes divulgar a realização de um filme contando sua biografia. Em maio, o jornal “O Estado de S.Paulo” denunciou que o diploma de pós-doutorado na Universidade de Harvard apresentado por ela é falso.
Como a aprovação da proposta após a fraude vir à tona iria causar polêmica, Graciela resolveu “desomenagear Joana D’Arc.
Pit stop
Acredito que Gilson de Souza fará menos viagens para São Paulo em julho. A Assembleia Legislativa entrou em recesso sexta-feira e só retomará as sessões na primeira semana de agosto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.