Gilson de Souza (DEM) foi eleito pregando a necessidade de se implantar um planejamento estratégico na Prefeitura para atender às demandas da cidade pelos próximos 20 anos. O mandato do prefeito já se encaminha para a etapa final e ele nunca colocou em prática o tal planejamento. Pelo contrário, o governo ficará marcado pelos improvisos.
Na administração, nada é programado. Na maior parte das vezes, uma medida só é tomada para apagar incêndio, quando o estrago já foi feito. Dois recentes exemplos ilustram como as coisas são feitas de última hora na Prefeitura.
Há quase 40 anos, o tradicional passeio Franca/Restinga, que mobiliza cerca de 30 mil pessoas em todas as edições, acontece no primeiro domingo de maio. Este ano, o evento teve que ser adiado para 18 agosto. Não há outra explicação a não ser incompetência: esqueceram de pedir autorização para os órgãos responsáveis.
Desde 2013, está em vigor portaria do DER que disciplina a autorização para fechamento de rodovias. O pedido tem que ser feito com antecedência de 90 dias. O prazo não foi cumprido e, por isto, a Prefeitura foi impedida de fazer o passeio como era esperado.
Festa popular mais aguardada pelos francanos, a Expoagro é realizada em maio há meio século. No ano passado, foi jogada para setembro. A greve dos caminhoneiros foi usada como desculpa para justificar a licitação que havia sido aberta a poucos dias da abertura.
A parte artística da Expoagro deste ano está prevista para começar no dia 26 de maio. Faltando menos de um mês, a licitação para se contratar a empresa responsável pela organização do evento não foi concluída. Se, realmente, a festa acontecer, não haverá tempo hábil para se fazer um evento que preste.
Tanque vazio: No último dia 11, fez um ano que entrou em vigor a lei municipal que reduz a distância mínima entre os postos de combustíveis na cidade de 500 para 100 metros. A proposta foi aprovada pela Câmara sob a justificativa de aumentar a concorrência e provocar uma consequente redução nos valores cobrados na cidade. A medida não teve efeito prático nenhum e Franca segue cobrando um dos maiores valores do Estado. Na véspera do feriado da Semana Santa, quando milhares de pessoas se preparavam para pegar a estrada, os donos de postos surpreenderam a todos com mais um reajuste inexplicável. Imagino que o aumento tenha sido para comemorar o aniversário da lei aprovada pelos vereadores.
Pegou o boné: Rodrigo de Paula Morais, o Soró, renunciou à presidência do diretório municipal do PSB sexta-feira. Ele estava à frente do partido há dois anos. Soró alegou ter ficado desmotivado com a falta de apoio das lideranças locais e estaduais para tocar o partido.
Saiu do vermelho: O TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) aprovou as contas da Prefeitura de Restinga referentes ao ano de 2017, primeiro ano da atual administração do prefeito Amarildo Nascimento (MDB). É fato raro.Desde 2014, um prefeito não tinha as contas aprovadas por conta da instabilidade política e financeira em Restinga. “Ficou claro que houve um esforço muito grande do atual prefeito em recuperar as contas e o equilíbrio fiscal do município”, afirmou o relator do julgamento no TCE, conselheiro Sidnei Beraldo.
Plantão médico: O médico e ex-prefeito José Lancha Filho, 88, se recupera bem em casa. Ele sofreu um AVC leve e necessita de cuidados especiais, mas não deverá ficar com sequelas. Doutor Lancha ficou cinco dias internado.
Assassina beneficiada: Uma decisão do Tribunal de Justiça vai permitir que Suzane von Richthofen deixe a cadeia no próximo dia 7 para curtir o Dia das Mães em liberdade. Para quem não se lembra, ela foi condenada a 39 anos de prisão por ter assassinado os pais em 2002. Vai visitar quem?
Por hoje é só
Brasil acima de tudo. STF acima de todos
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.