Assembleia renovada


| Tempo de leitura: 3 min

Os 94 deputados estaduais eleitos em outubro vão tomar posse na próxima sexta-feira, dia 15. Apenas 42 dos 77 parlamentares que tentaram a reeleição conseguiram a vitória, o que representará uma renovação de 55% na Assembleia Legislativa.

A maior renovação da Alesp nos últimos 24 anos foi puxada pelo desempenho do PSL. O partido do presidente Jair Bolsonaro, que não tem nenhuma cadeira hoje, sairá da condição de inexistente para detentor da maior bancada do Legislativo paulista: conseguiu eleger 15 deputados nas últimas eleições.

A posse dos novos deputados marcará o fim de uma era na Assembleia. Se o até então inexistente PSL terá o maior número de cadeiras, o PSDB, detentor da maior bancada atualmente, viu sua força minguar e caiu de 19 para apenas oito vagas no plenário.

A Assembleia Legislativa terá 52 novos deputados estaduais, entre eles, Janaína Paschoal (PSL), a deputada mais votada da história do País. Ícone do processo de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff (PT), a advogada obteve mais de dois milhões de votos.

Outra novidade no plenário será a delegada Graciela Ambrósio (PR), que se elegeu deputada por Franca pela primeira vez ao receber 63.089 votos em outubro. Entre os 42 deputados que conseguiram se reeleger está Roberto Engler (PSB), que recebeu 69.969 votos e garantiu o oitavo mandato consecutivo.

Eleição no parlamentoA disputa pela presidência da Assembleia ficará polarizada entre o atual presidente, Cauê Macris (PSDB), e a deputada Janaína Paschoal. Devido à aliança firmada com o PT e os votos do PSB, Cauê Macris é o favorito para ganhar. Janaína tentará reverter a desvantagem com pressão nas redes sociais e protestos de apoiadores na hora da votação, que acontecerá logo após a posse.

Exemplo que vem de RestingaRestinga superou a instabilidade política e está dando exemplo para os vereadores e prefeito de Franca. A Câmara municipal aprovou projeto de autoria do Executivo que autoriza a implantação da Atividade Delegada no município. O convênio é uma espécie de “bico oficial” em que as Prefeituras contratam os policias militares para desempenharem suas funções nos dias de folgas. A intenção é aumentar o número de policiais nas ruas para reduzir a criminalidade.

cidade 100% vigiadaO prefeito de Restinga, Amarildo Nascimento (MDB), iniciou em pleno Carnaval a implantação de 16 câmeras de vigilância eletrônica em pontos estratégicos da cidade. Seis câmeras são do modelo inteligente, ou seja, têm como função a leitura das placas, o que permitirá a identificação em tempo real de veículos envolvidos em furtos, roubos e acidentes. Em Franca, cidade que se orgulha de ser referência regional, as câmeras ainda são do tipo burra. Isto, quando funcionam.


Devagar quase parandoA Prefeitura abriu licitação visando contratar empresa para realização de estudos de melhoria do trânsito no cruzamento das avenidas Alonso y Alonso e Champagnat. A medida chega com pelo menos um ano de atraso. Em janeiro de 2018, Gilson anunciou que havia concluído um projeto para tirar a rotatória e construir duas pontes sobre o córrego Cubatão. A promessa era começar as obras em fevereiro e concluir em julho. Do ano passado.

Golden ShowerO noticiário local ficaria mais picante se os políticos de Franca copiassem a tendência nacional e usassem o Twitter para se comunicarem com os eleitores. Já imaginou se um dos três filhos de Gilson de Souza (DEM) assumisse as redes sociais do pai como fazem os filhos de Bolsonaro?

FUNCIONÁRIO DO MÊSApós sugerir que o Samu vire escola de samba para receber investimentos da Prefeitura, o Estagiário da Franca foi promovido...

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários