Deus está conosco

A palavra de Deus nos lembra que em todas as situações dramáticas sempre surgem sinais de esperança.

18/11/2018 | Tempo de leitura: 2 min

A palavra de Deus nos lembra que em todas as situações dramáticas sempre surgem sinais de esperança.

Primeira Leitura: Daniel 12: O livro de Daniel pertence ao conjunto de livros conhecidos como “apocalípticos”. O que é apocalípticos? Apocalípticos é um escrito no qual os ensinamentos são transmitidos através de imagens misteriosas. A primeira leitura e o evangelho de hoje usam a linguagem apocalíptica. Falam do Sol que escurece, das estrelas que caem, dos anjos que convocam os eleitos dos quatro cantos do mundo, do filho do homem que vem sobre as nuvens do céu, do arcanjo Miguel, do tempo da grande aflição, da ressurreição dos mortos...

É preciso prestar muita atenção. Servindo-se de imagens misteriosas, compreensíveis só por seus destinatários, os autores apocalípticos anunciam uma mensagem de esperança: a maldade, a injustiça, a perseguição, revelam, estão chegando ao fim e um reino de justiça e paz está para surgir.

A leitura nos ensina que nenhum sacrifício será vão. Nenhuma lágrima, nenhuma dor, nenhum sofrimento se perderá.

 

Segunda leitura: Hebreus 10: A purificação não podia ser atingida porque o sangue dos animais não pode purificar o coração do homem. Só o sacrifício de Cristo tem o poder de comunicar essa purificação. Oferecido uma vez para sempre, ele libertou de fato os homens dos seus pecados.

Evangelho: Marcos 13: Na época em que Marcos escreve esse capítulo do seu Evangelho, as comunidades cristãs, estão agitadas e assustadas por causa de guerras, de calamidades e de crises que abalam o mundo inteiro.

Para tranquilizar os cristãos o evangelista lembra inicialmente o conselho do Mestre para não deixar-se enganar com tais discursos insensatos; não deve haver preocupação alguma quanto à data do fim do mundo; o verdadeiro problema é outro trata-se de saber como é que devem viver no dia de hoje os discípulos, neste mundo.

Só o Pai e mais ninguém sabe o dia e a hora em que o Reino de Deus atingirá o seu pleno cumprimento. Jesus convida todas essas pessoas que sofrem porque amam a verdade, a paz, a justiça, a liberdade a não desanimar. Mesmo nas horas mais tenebrosas eles devem saber vislumbrar os sinais do reino que se aproxima.


Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br  

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.