Não há em Franca ninguém com mais autoridade para falar em defesa das mulheres do que Graciela Ambrósio. Há 29 anos, ela é responsável pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Já mandou centenas, talvez, milhares de agressores e estupradores para a cadeia.
Muito antes da implantação da Lei Maria da Penha ou do tema proteção da mulher ser pauta nacional, virar bandeira de políticos e provocar debates nas redes sociais, a delegada já convivia diariamente com os constantes casos de agressões registrados na região. Atendeu com o mesmo respeito mulheres, negros, gays e crianças. Muitas vezes, fez valentões ferozes ficarem mansinhos em sua sala. Apesar da demanda de serviço, tem equipe reduzida e uma delegacia que nunca recebeu o necessário investimento do Estado.
Por conta da atuação séria e correta, ganhou o respeito de mulheres e homens e foi convencida a entrar para a política. Foi vereadora por três mandados e lutou para a implantação da Casa da Mulher Vitimizada em Franca. Sempre obteve expressivas votações. No dia 7 de outubro, recebeu 63.089 votos, sendo 50.826 em Franca, e tornou-se deputada estadual.
Um dia após ser eleita, Graciela foi entrevista pela Difusora. Questionada em quem votaria para presidente, não ficou em cima do muro: Bolsonaro. Foi o bastante para os haters, ou idiotas, como queiram, atacá-la na internet sob a justificativa de que Bolsonaro é machista. Imagino que para uma delegada de polícia não seria ético declarar apoio para um poste de presidiário.
Graciela vai se aposentar e tem que ser respeitada pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Se sou vereador, já teria proposto uma homenagem.
Continência: O senador eleito Major Olímpio (PSL) recebeu 79.475 votos em Franca. Ninguém foi mais votado do que ele. Um dos responsáveis pelo excelente desempenho foi o coronel João Paulo Macedo Brandão Júnior. Ex-comandante do 15º Batalhão, Brandão é amigo próximo e assessor de Olímpio.
Ficou para a próxima: O vereador por Pedregulho Wanderley Moreira de Carvalho (PDT), 37, o “Careca”, recebeu 1.350 votos para deputado federal e não conseguiu realizar o sonho de trocar o distrito do Chora Nenê por Brasília.
2020 é logo ali: Marco Garcia (PPS), Adérmis Marini (PSDB) e Flávia Lancha (MDB) já estão de olho na Prefeitura.
Somos politizados: Agora que todos sabemos o que é direita e esquerda, que tal começar a dar seta no trânsito?
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.