Seguir sem apegos

Deus nos reúne e fala conosco sobre importantes ensinamentos para nossa vida espiritual.

14/10/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Deus nos reúne e fala conosco sobre importantes ensinamentos para nossa vida espiritual.
 
Primeira leitura: Sabedoria 7: Conhecemos a historia de Aladim e da sua lâmpada maravilhosa: qualquer desejo manifestado diante dela se realizava imediatamente. Narra a Bíblia que Salomão teve essa ventura. Certo dia subiu para a montanha de Gabaon para oferecer sacrifícios e teve um sonho: podia pedir o que desejasse e lhe seria concedido. Teria podido pedir ouro, saúde, poder, força. Mas, ao invés, ele disse a Deus: Daí, pois, ao vosso servo, ó Senhor, a Sabedoria, um coração, sábio, capaz de discernir entre o bem e o mal. 
 
A leitura de hoje é uma reflexão sobre essa escolha feita por Salomão. Ele se comportou com sabedoria: preferiu a sabedoria de Deus, a qualquer outro bem. Mas é verdade que para escolher a sabedoria é preciso renunciar a todas essas coisas maravilhosas da vida? A última parte da leitura responde a essa pergunta: junto com ela são também concedidos todos os outros bens.
 
Segunda Leitura: Hebreus 4: A leitura do dia nos ensina que a Palavra de Deus é muito diferente dessas divagações ocas. Ela tem cinco características. Antes de tudo ela é “viva e eficaz”. A partir do momento que ela saiu da boca do Senhor, sempre produz resultados porque possui dentro de si a vida e a força de Deus. O profeta Isaías a compara à chuva que não cai nunca em vão: não volta para cima sem ter fecundado a terra e produzido frutos. A palavra de Deus, além disso, é “cortante e penetrante”. Por fim, é também “juiz” de todas as nossas ações.
 
Evangelho: Marcos 10: Na parte central do Evangelho de Marcos, Jesus mostra aos seus discípulos a conduta exigida para poder segui-lo. A primeira parte da narrativa nos traz o diálogo de Jesus, com um jovem rico que lhe pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?” O jovem não fala de conquistar, merecer, ter direito, mas de herdar a vida eterna. A herança não se ganha, não se recebe como prêmio, como remuneração por um trabalho, mas é dada gratuitamente. Como resposta Jesus o estimula a observar os mandamentos. Não é possível tornar-se seu discípulo se o coração não estiver desprendido de tudo o que se possui: sucesso, diplomas, objetos, amigos influente, honras, posição de prestígio...
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.