Pode ganhar, mas não leva


| Tempo de leitura: 2 min
Na tentativa de convencer a Justiça a liberar a candidatura do presidiário Lula, a defesa do ex-presidente afirma ter feito pesquisa e encontrado 145 prefeitos eleitos mesmo depois de o registro ter sido indeferido pela Justiça Eleitoral. Do total, 70% teriam conseguido reverter o quadro e foram empossados. Na região, um ficha suja disputou e ganhou as eleições de 2016, mas não levou.
 
Candidato a prefeito em São José da Bela Vista, Zé Dito foi o mais votado nas urnas e estaria governando a cidade não fosse os problemas com a Justiça. Ele teve o pedido de registro de candidatura barrado com base na Lei da Ficha Limpa. Tem condenação transitada em julgado por abuso do poder político. Ele recorreu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Só faltou ir ao Vaticano, mas não conseguiu reverter a decisão desfavorável. 
 
Sem um prefeito eleito com condições de assumir o cargo, a cidade foi administrada interinamente pelo presidente da Câmara por quatro meses. Novas eleições tiveram de ser realizadas em abril do ano passado. Com o apoio do padrinho político Zé Dito, de quem foi vice, Paulo César Lopes do Nascimento, o “Quinzinho”, ganhou. Tomou posse em maio. 
 
Com uma Justiça imprevisível, decisões políticas nos tribunais, manobras nos plantões e infinidade de recursos, não ficarei surpreso se Lula pedir o registro de sua candidatura e fizer campanha atrás das grades. Pode até ganhar, mas, dificilmente, vai levar. Zé Dito que o diga.
 
Trabalho reconhecido: O diretor de Trânsito da Prefeitura, Márcio Santos, e o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Tosta, ganharam o respeito por parte dos vereadores e sempre têm a atuação destacada no plenário. São elogiados até pela oposição.
 
prejuízo: Normalmente falante e de sorriso fácil, Adérmis Marini (PSDB) passou a última sessão de cara amarrada. O mau humor tem explicação: quando se dirigia para a Câmara, ele se envolveu em acidente de trânsito com um ônibus da São José. Não se machucou, mas terá que por a mão no bolso para consertar o carango.
 
Exemplovic para nossos politicovic: A presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, tirou uns dias de folga, devidamente descontados de seus salários, viajou de voo comercial para assistir à Copa do Mundo e pagou o ingresso. Foi de arquibancada junto dos torcedores comuns.
 
Sentirei saudades da Copa: Foi só o Neymar chegar ao Brasil que a temperatura caiu...
 
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários