O Bom Pastor

Cristo é o bom pastor e seu pastoreio é buscar a ovelha desgarrada. Ele é o nosso porto seguro.

22/04/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Cristo é o bom pastor e seu pastoreio é buscar a ovelha desgarrada. Ele é o nosso porto seguro.
 
Primeira Leitura: Atos 4: Vimos no domingo passado que, depois de ter curado o homem coxo desde o nascimento, na porta, chamada “Formosa”, do templo, Pedro, junto com João, fez um discurso ao povo. Os dois estavam ainda falando quando chegaram os chefes para prendê-los. 
A nossa leitura começa com a resposta de Pedro à pergunta que lhe foi feita pelas autoridades. Esta cura diz ele foi feita no nome de Jesus que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos  mortos. Concluindo o seu discurso, Pedro afirma que Jesus não se limita a oferecer a salvação espiritual. A cura do coxo é somente um sinal da salvação total que ele comunica ao homem. 
 
Segunda Leitura: Iª Carta de João 3: A vida de Deus que o cristão recebe no Batismo é uma realidade espiritual e misteriosa. O primeiro versículo da leitura afirma, antes de tudo, que a vida divina é um dom gratuito do Pai, que não pode ser verificada através dos sentidos, mas a sua presença não pode passar despercebida, porque produz sinais evidentes que todos podem constatar. 
A segunda parte da leitura nos lembra uma verdade muito confortadora: o Pai não espera o dia da nossa morte para comunicar-nos esta vida divina; ele no-la transmite já agora. 
 
Evangelho: João 10: O quarto domingo da Páscoa é conhecido como o domingo do Bom Pastor. O próprio Deus é comparado frequentemente a um pastor que guia, defende e alimenta o seu povo, carrega os cordeiros nas dobras do seu manto e conduz lentamente as ovelhas que amamentam. Os evangelhos retomam esta figura do pastor e a usam para revelar a pessoa e a missão de Jesus. Para o evangelista João, pastor não é aquele que acaricia suavemente a pequena ovelha ferida, mas é o lutador que, ao preço da própria vida, enfrenta todos os que colocam em perigo o seu rebanho. Esta característica de homem forte, valente, audaz, que luta contra os bandidos e contra os animais ferozes, é que é apresentada no evangelho deste domingo para identificar Jesus.
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.