Crer no ressuscitado

A Ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé e o que traz sentido para nós na árdua caminhada da vida.

15/04/2018 | Tempo de leitura: 2 min

A Ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé e o que traz sentido para nós na árdua caminhada da vida.
 
Primeira Leitura: Atos 3: Depois de ter curado um coxo que pedia esmola na porta do Templo chamada “Formosa”, Pedro pronuncia um discurso do qual é extraída a leitura de hoje. Nos seus discursos Pedro repete continuamente, como se fosse um refrão: “Nós somos testemunhas. Ele e os outros apóstolos sentem-se testemunhas da ressurreição porque as obras que realizam provam, de forma inquestionável, que Cristo está vivo. O que fazia Jesus quando estava neste mundo? Pregava o evangelho e agia em favor dos homens. Ensinava o caminho da vida e curava os doentes, dava de comer a quem estava com fome, recuperava o que estava perdido. Nós também podemos ser testemunhas que Cristo está vivo: é suficiente que lhe permitamos cumprir, por nosso intermédio, as suas obras de salvação.
 
Segunda Leitura: 1ª Carta de João 2: Nas comunidades às quais João escreve a sua carta há alguns que se julgam iluminados e sábios e afirmam que não precisam da redenção de Cristo, porque já não é mais possível cometer pecados. Estes afirma o Apóstolos são mentirosos, enganam a si mesmos e eles não têm dentro de si a verdade. O Cristão deve reconhecer a própria fragilidade, deve saber que, mesmo depois de ter sido perdoado, continua fraco e sujeito ao pecado. A salvação, não é exclusiva do pequeno grupo dos cristãos, mas se destina aos homens do mundo inteiro.
Evangelho: Lucas 24: Qualquer trecho do evangelho é um presente de Deus: contém sua mensagem de alegria, de esperança, de paz, de salvação. O Ressuscitado não é reconhecido com facilidade. Quem consegue vê-lo sempre tem dúvidas. Maria de Magdala o confunde com um jardineiro; os discípulos de Emaús pensam tratar-se de um viajante; os apóstolos o tomam por um fantasma. As dúvidas estão presentes em todas as aparições. Através dessas dúvidas os evangelistas querem fazer notar que os apóstolos não conseguiram, nem facilmente nem depressa, chegar a acreditar na ressurreição. Conquistam a fé depois de um longo e laborioso caminho. A ressurreição não pode ser demonstrada cientificamente porque não é realidade que pertença a este mundo. O caminho espiritual dos apóstolos é figura daquilo que cada um de nós deve seguir para chegar a fé. Da mesma forma que eles, nós também, em meio a tanta dúvidas, incertezas e medos, podemos ver o Cristo ressuscitado.
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.