Jesus e nossos sofrimentos

Primeira Leitura: Jó 7: No Livro de Jó trata-se do problema que causou angústias para os homens de todos os tempos:

04/02/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Diante dos graves problemas que atingem a humanidade muitos se perguntam por que acontecem certas coisas. Hoje a Palavra de Deus nos dá uma “luz” . Meditemos.
 
Primeira Leitura: Jó 7: No Livro de Jó trata-se do problema que causou angústias para os homens de todos os tempos: por que há no mundo tantas pessoas que sofrem? A história de Jó foi escrita para projetar um raio de luz sobre esse enigma. Jó é um servo de Deus, que vive rico e feliz num distante país do Oriente: é bondoso, generoso, fiel ao Senhor, mas repentinamente tombam sobre ele as maiores desgraças: perde os filhos e a fortuna e é golpeado por uma doença dolorosa e repugnante. Até sua própria esposa sente-se mal ao aproximar dele. A leitura de hoje nos apresenta as suas reflexões sobre a infeliz situação do homem nesta Terra. Quando reflete sobre sua vida sente-se mais infeliz do que um escravo, mais desditoso do que um trabalhador braçal. Só lhe resta concluir, aflito: “Os meus olhos não mais verão a felicidade”. Nunca aconteceu conosco de passarmos por situações semelhantes à de Jó? A oração de Jó é composta de gritos e lágrimas. Não esqueçamos: quem grita e chora, embora não o saiba, está invocando a Deus.
 
Segunda Leitura: 1ª Coríntios 9: O melhor serviço que podemos prestar a um homem é o de lhe anunciar o evangelho. Essa leitura é um lembrete para todos os que se dedicam em tempo integral para a pregação do evangelho, a fim de reexaminar o próprio estilo de vida. Paulo prega o evangelho não para obter vantagens, mas por uma necessidade interior do seu coração.
 
Evangelho: Marcos 1: Antes de Cristo os homens tentaram de muitas maneiras encontrar uma solução para o problema da dor, sem conseguir. No evangelho de hoje vemos de que modo Jesus se defronta com essa realidade. Jesus não ensinou aos seus discípulos a fórmula para operar milagres. Ao curar os doentes, Jesus revela que, com a sua vida, começou um mundo novo do qual será eliminada qualquer forma de dor. O reino do mal, tudo aquilo que impede o homem de ser verdadeiramente homem, já começou a ser combatido e derrotado. Somente a oração pode nos iluminar sobre o sentido da dor.
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.