Nossa resposta a Cristo

Todos os dias Deus se comunica conosco e aguarda uma resposta da nossa parte. A vida é um constante diálogo.

21/01/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Todos os dias Deus se comunica conosco e aguarda uma resposta da nossa parte. A vida é um constante diálogo. A Palavra de Deus nos ajuda a oferecer esta resposta.
 
Primeira Leitura: Jonas 3: A história de Jonas foi escrita aproximadamente quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo. Jonas representa os israelitas que nem sequer querem ouvir falar da conversão dos pagãos. Querem apenas que sejam castigados e acabou-se. Quando é chamado pelo Senhor, o profeta não responde uma só palavra. Prefere morrer a renunciar às suas esperanças de vingança. Diante da teimosia do seu enviado. Deus não desanima. 
 
Segunda Leitura: Iª Carta aos Corintios 7:  tempo é breve, quem tem mulher viva como se não a tivesse, quem compra como se não possuísse, quem usa dos bens materiais, como se não os usasse. Esta é, em síntese, a mensagem que nos é transmitida nesta leitura. Parece um chamado urgente ao desprezo dos bens materiais. Não é isso, porém, o que Paulo pretende recomendar. Ele quer somente que os cristãos saibam atribuir o justo valor às realidades terrestres; são importantes, é verdade, mas não são eternas. 
 
Evangelho: Marcos 1:O trecho de hoje começa com uma breve introdução em que entre em cena Jesus que percorre os povoados perdidos nas montanhas da Galiléia, anunciando o Evangelho de Deus. Jesus anuncia o “Evangelho”. A grande notícia proclamada por Jesus continua ecoando pelo mundo através das nossas comunidades. A segunda parte do trecho de hoje nos relata o chamado dos primeiros quatro discípulos, convocados a se tornarem, depois da ressurreição de Jesus, mensageiros do “evangelho”. Os pontos principais da catequese que ele nos quer transmitir podem ser os seguintes. Jesus nunca fica parado, está sempre em movimento. O Mestre não deixa descansar nem por um instante. A disposição para amar e para sacrificar-se pelos irmãos nunca pode ser interrompida, nem aos domingos, nem nos dias da semana, nem de dia ou de noite. Isso quer dizer antes de mais nada que a vocação de Jesus é antes de tudo gratuita. Conhecemos e seguimos Cristo, porque ele, sem qualquer merecimento de nossa parte, nos revelou o amor do Pai. Jesus é um Mestre diferente dos demais do seu tempo.
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.