A Sagrada Família

A festa do Natal apresenta-nos uma família. Três são seus membros: Jesus, Maria, José. A colocação dos nomes não é por acaso.

31/12/2017 | Tempo de leitura: 2 min

A festa do Natal apresenta-nos uma família. Três são seus membros: Jesus, Maria, José. A colocação dos nomes não é por acaso. Indica a intensidade de santidade de seus membros. Jesus Deus entre nós; Maria a cheia de graça, José o homem justo. Uma família sagrada, colocada como protótipo e modelo para nossas famílias. Os textos bíblicos apresentam-nos qualidades e virtudes que devem ser buscadas para que realmente nossas famílias sejam sagradas.
 
Primeira Leitura: Eclesiástico 3: A primeira leitura diz como deve ser o comportamento do filho com seu pai e mães, principalmente na velhice. Mostra o que acontece na vida do filho que honra seus pais: tem o perdão dos pecados, sua oração será ouvida, terá uma longa vida, será abençoado. Mesmo que os pais estejam perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com eles, nãos os humilhes, em nenhum dos dias da sua vida: a caridade feita a teu pai não será esquecida, mas servirá para reparar os teus pecados e, já justiça, será para tua edificação. Quem honra teu pai terá alegria com seus próprios filhos e, no dia que orar, será atendido. Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.
 
Segunda Leitura: Colossenses 3:A segunda leitura oferece um programa de ação para ser aplicado dentro da comunidade familiar. Indica os sentimentos que devem existir nos membros de uma família. Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. Mas, sobretudo amai-vos uns aos outros,  pois o amor é vínculo da perfeição.
 
Evangelho: Lucas 2:  O Evangelho também relata a experiência de Simeão que sente a alegria de ter em seus braços o Divino Salvador, pois seus “olhos viram a salvação”. E profetiza que Ele “está posto para  ruína e para a ressurreição de muitos em Israel”. A Sagrada Família, após cumprir todo o ritual, retorna para Nazaré. E o Menino Jesus, sob os cuidados de seus pais José e Maria, “crescia e se fortificava cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele”. A celebração deste domingo nos apresenta a Sagrada Família como modelo para as nossas. E nos convida a recuperar os valores de uma família verdadeiramente cristã, marcada pelo amor, pela fidelidade e pelo casamento indissolúvel. Ela deve ser uma comunidade de fé e de oração, chamada a ser defensora e promotora da vida.
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.