Jesus está chegando...

É verdade: o Natal está próximo, muito próximo e nele vamos, com o coração em festa, celebrar o nascimento do Salvador, portanto, Jesus está chegando!

24/12/2017 | Tempo de leitura: 2 min

É verdade: o Natal está próximo, muito próximo e nele vamos, com o coração em festa, celebrar o nascimento do Salvador, portanto, Jesus está chegando! Hoje é o último domingo do Advento e nele meditamos sobre a anunciação do Senhor, conforme relata o evangelho de Lucas. Jesus é concebido no seio de Maria, camponesa de uma pequena cidade sem importância de uma região marginalizada: Nazaré da Galiléia. 
 
José é da descendência de Davi que foi escolhido por Deus para pastorear o povo. Muito perto do Santo Natal é necessário pedir a mesma disposição de Maria, a mãe de Jesus e nossa, para acolher o Salvador e dizer-lhe com o coração e a vida que somos os servos e as servas do Senhor! Vejamos:
 
Primeira Leitura: IIº Livro de Samuel, 7: Quando começa a envelhecer, Davi se dá conta que a situação política do grande reino, que à custa de tanto sangue ele construiu, não é de forma alguma estável. Talvez por causa das violências cometidas, Davi, durante os últimos anos de sua vida, alimenta uma idéia fixa: construir um templo para o Senhor.
 
Manda então vir à sua presença um seu conselheiro, o profeta Natã e lhe expõe o seu projeto. Tomado um pouco de surpresa, este aprova a idéia, mas naquela mesma noite, pensando melhor, compreende que Deus não quer que seja Davi quem deva construir o templo, mas sim o filho Salomão.
 
A realização da profecia foi imensamente superior a tudo aquilo que Davi podia esperar e a tudo aquilo que o próprio Natã sonhava. Eles pensavam num reino terreno e Deus deu a Davi um descendente destinado a reinar para sempre: Jesus, o filho de Maria.
 
Quando somos envolvidos em dificuldades, nas horas do medo, quando tememos que possa ser destruído tudo aquilo que com grande sacrifício construímos, nós também, como Davi, nos voltamos para o Senhor. Imploramos que sustente nossos programas, que transforme nossos sonhos em realidade. Ele responde indo sempre além das nossas expectativas. Ouve as nossas orações e as atende... mas à sua maneira.
 
Segunda Leitura: Carta aos Romanos 16:Paulo encerra sua carta aos Romanos com um solene hino de louvor. É a expressão de fé e de louvor das comunidades cristãs primitivas, maravilhadas com a bondade divina revelada pela encarnação de Jesus Cristo. Elas se percebem privilegiadas pelo fato de estarem vivenciando em seu tempo a realização da promessa do Messias salvador, conforme anunciada pelos profetas. 
 
 
Monsenhor José Geraldo Segantin
Pároco da Igreja de Santo Antônio e vigário geral da Diocese -segantin@comerciodafranca.com.br 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.