Vaca


| Tempo de leitura: 2 min
A  vaca é a fêmea do boi, animal que faz parte da espécie de gados bovinos. Ela se alimenta de capim, feno e ração. Durante o dia sai para pastar e caminhar. Começou a ser a ser domesticada há cerca de 6.000 anos, sendo utilizada para carregar carga, e fornecer leite, couro e carne. Em tempos muito antigos, era pouco utilizada como alimento. Mas  hoje em dia, sua principal função é produzir o leite, e oferecer a carne que comemos nas nossas refeições. A vaca produz em média 20 litros de leite por dia, podendo algumas raças produzir até 30 litros. Vive aproximadamente 15 anos, e pode pesar até 600 quilos!
 
Num texto interessante, os graduados em zootecnia ( ciência que estuda os animais) Talita Zunino e Hugo Monteiro destacam  características que talvez você não conheça sobre as vacas:  
 
“ Vacas possuem melhores amigas e ficam estressadas quando separadas. São daltônicas, não conseguem distinguir as cores vermelho e verde. Uma vaca mastiga em média 50 vezes por minuto, o que leva a 40 mil movimentos mandibulares (do queixo)  por dia e à produção de  150 litros de saliva. Vacas comem capim mas não mordem a grama, elas enrolam sua língua em torno dela. Em média bebem 8,5 litros de água para cada litro de leite produzido. O coração de uma vaca mostra entre 60 e 90 batimentos por minuto. A temperatura corporal normal fica entre 37,5 e 39,5°C. Elas  podem se comunicar com sons de frequências muito baixas que nós, humanos, não somos capazes de escutar. É assim que se localizam e se comunicam umas com as outras durante a noite. As vacas têm quase 360 graus de visão panorâmica. No entanto, sua  acuidade visual é de 1/50 em relação ao ser humano. Ou seja, elas não enxergam nitidamente como nós. O focinho de uma vaca possui 1.186 receptores olfativos, o que permite detectar odores que estão a quase 9 km de distância. Só para se ter uma ideia do que isso representa, os cães  possuem 811 receptores.  Por fim, saiba que as vacas passam 8 horas por dia comendo, 8 horas ruminando e 8 horas dormindo. Ruminar é mastigar de novo o alimento que já foi engolido e volta à boca.”

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários