O fim de uma guerra em um período de descobertas tecnólogicas e de Saúde


| Tempo de leitura: 4 min
Bill Gates e Paul Allen criam a Microsoft e apresentam o computador Basic
Bill Gates e Paul Allen criam a Microsoft e apresentam o computador Basic
O fim oficial da Guerra do Vietnã, em março de 1975, ao mesmo tempo em que deu início a um período relativamente longo de estabilidade política na Ásia, transformou-se em um dos episódios militares mais indigestos - senão o maior deles - da história americana.
 
Com mais de 58 mil soldados mortos e outros 300 mil feridos, a participação americana, que durou 10 anos, impactou a opinião pública mundial ao servir de palco para uma cobertura jornalística que revelou como jovens combatentes mandados ao front estavam morrendo e matando naquela porção do continente asiático.
 
Ao som do rock progressivo de Yes, Pink Floyd, Emerson, Lake and Palmer e Genesis, que tomava conta das paradas nos Estados Unidos e na Inglaterra, uma revolução silenciosa começava a ser desenhada pelos jovens Bill Gates e Paul Allen, que, em 1975, desenvolveram e apresentaram o Basic, a primeira linguagem para computadores pessoais. Em abril deste ano, os dois fundam a Microsoft, que viria a se tornar a maior e mais importante companhia de softwares do mundo.
 
No ano seguinte foi a vez de Steve Jobs e Steve Wozniak fundam a Apple Company e apresentam o projeto do Apple One, o primeiro computador feito para ser comercializado em grande escala.
 
A internet, em seus primórdios, começa a deixar de ser um programa exclusivamente militar. Em 1979, cientistas da Universidade Duke e da Carolina do Norte montam os primeiros grupos de discussão da Usenet (Unix User Network), que passam a discutir sobre os mais variados temas. Ao mesmo tempo, a Compuserve, tido como o primeiro serviço de informação online, inicia sua operação com 1.200 assinantes oferecendo correio eletrônico e um banco de dados limitadíssimo.
 
No mesmo ano, a indústria fonográfica é sacudida por uma novidade que mudaria a maneira de ouvir música. O compact-disc (CD), com 12 centímetros de diâmetros criado pela empresa holandesa Phillips, torna o som mais límpido ao trocar o contato da agulha com o plástico dos antigos toca-discos, pelo feixe de laser dos novos aparelhos.
 
Foi também um período de perdas, descobertas e revoluções. Em agosto de 1977, Elvis Presley, o maior nome da música mundial, é encontrado morto no banheiro de sua mansão, no Tennessee, e o laudo médico aponta infarto e um intensivo uso de drogas. Dois anos depois, John Lennon é assassinado com tiros à queima-roupa em Nova Iorque.
 
Em 1978, após estudos realizados em Cambridge, na Inglaterra, nasce Louise Brown, o primeiro bebê de proveta do mundo, em Bristol, a partir de uma fertilização in vitro.
 
No Irã, um movimento religioso tira do poder o xá Reza Pahlavi, tradicional aliado dos Estados Unidos. A Revolução Iraniana ou Revolta dos Aiatolás institui um Estado Islâmico naquele país e faz surgir a figura do aiatolá Khomeini, líder nacional durante 10 anos.
 
Em 1981, dois eventos entraram para a história. No primeiro caso, foi o atentado a tiros realizado contra o carismático presidente americano Ronald Reagan, assim que ele e sua comitiva deixavam um hotel em Washington, a capital dos Estados Unidos. Reagan, com 70 anos, teve uma perfuração no pulmão, mas se recuperou.
 
Dois meses mais tarde, em maio, outro susto. Na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa João Paulo II também é atingido por dois tiros disparados a curta distância pelo turco Mehmet Ali Agca. Operado durante cinco horas, o papa sobreviveu e mais tarde perdoou o agressor. Agca cumpriu pena e foi deportado para a Turquia em 2000.
 
Perto do Brasil, no sul do continente, o ditador argentino Leopoldo Galtieri se lança em uma desastrosa tentativa de tomar as Ilhas Malvinas, possessão britânica. No dia 2 de abril de 1982, centenas de soldados argentinos tomam três ilhas. 
 
O golpe foi visto por muitos estudiosos como uma maneira frustrada da junta militar que comandava a Argentina de reverter a péssima situação do País junto à sua opinião pública. Também é notório que os militares argentinos davam como improvável uma reação britânica para retomar o controle de áreas no extremo do hemisfério sul, no que erraram grosseiramente.
 
Para a primeira-ministra Margaret Thatcher, que enfrentava forte oposição política em seu País, a chance de melhorar sua imagem caiu como uma luva. Com isso, o que os militares argentinos jamais imaginavam aconteceu. Em três dias, a Inglaterra mobilizou mais de 20 mil fuzileiros navais, com 40 navios de guerra, incluindo três submarinos nucleares e rumou para o Atlântico Sul.
 
A guerra, cujo enfrentamento começa com a derrubada de três aviões argentinos, em 1º de maio, e o afundamento do cruzador General Belgrano, matando 323 militares do país vizinho no dia seguinte, chega ao fim em 14 de junho com uma humilhante derrota da Argentina protagonizada por soldados inexperientes, sem sequer possuírem uniformes contra o frio ,e que enfrentavam uma força profissional.
 
O fiasco da Guerra das Malvinas acelerou o fim do regime militar na Argentina e conduziu o Partido Conservador da primeira-ministra inglesa à vitória nas eleições de 1982. Ao final, 750 soldados argentinos e 250 ingleses foram mortos.
 
Foi também no mesmo ano que o mundo viu surgir pela primeira vez a expressão “Acquired Immunodeficiency Syndrome” ou síndrome da imunodeficiência adquirida, a Aids. A doença, que por anos foi associada à prática de sexo entre homossexuais, até hoje não teve sua cura descoberta.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários