TECNOLOGIA

Unicamp inaugura laboratório com simuladores de alta fidelidade

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Unicamp
Espaço permite treinamentos clínicos e simulações complexas em ambiente seguro; obras de acessibilidade também foram entregues.
Espaço permite treinamentos clínicos e simulações complexas em ambiente seguro; obras de acessibilidade também foram entregues.

Faculdade de Enfermagem da Unicamp inaugurou um Laboratório de Simulação Clínica voltado à formação de estudantes da graduação, pós-graduação e residência. A estrutura conta com simuladores de alta fidelidade e softwares que replicam situações reais, como atendimentos pediátricos, geriátricos e adultos, além de interações delicadas como a comunicação de más notícias a familiares.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A cerimônia de entrega das obras contou com a presença do reitor Paulo César Montagner, que destacou o avanço estrutural da unidade. "É uma formação sólida, com base teórica, prática e agora com tecnologia de ponta para simulações controladas antes dos estágios hospitalares", afirmou.

O novo espaço também inclui melhorias de acessibilidade física na unidade, viabilizadas por meio dos editais Alegra e de um projeto de ensino do programa Faepex.

Segundo a professora Ariane Polidoro Dini, coordenadora do curso, o laboratório permite que estudantes atuem em cenários realistas e seguros, onde decisões clínicas são tomadas com base nas reações simuladas dos pacientes. "Essas experiências tornam o processo de aprendizagem mais significativo, humano e seguro", destacou.

Durante os treinamentos, as turmas são divididas: parte acompanha por vídeo ao vivo e outra atua diretamente no ambiente simulado. Em seguida, todos se reúnem para o "debriefing", momento de reflexão conduzido pelos docentes.

Além dos simuladores fisiológicos, o laboratório será utilizado no desenvolvimento de habilidades comunicacionais e emocionais, como entrevistas de emprego ou enfrentamento de situações críticas no atendimento.

“A Fenf tem conseguido equipar seus espaços com tecnologia que melhora o ensino e fortalece a pesquisa. É admirável o que está sendo feito aqui”, reforçou o reitor Montagner.

Comentários

Comentários