SAÚDE

Campinas intensifica combate à dengue em 32 bairros

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/PMC
Ação especial removeu mais de 100 focos do mosquito; 32 bairros estão sob alerta, incluindo Conceição, Garcia e Campo Belo.
Ação especial removeu mais de 100 focos do mosquito; 32 bairros estão sob alerta, incluindo Conceição, Garcia e Campo Belo.

O Grupo de Resposta Unificada (GRU) de Campinas realizou uma nova operação nesta quinta-feira (12), vistoriando dez imóveis em oito bairros e removendo ao menos 100 focos do Aedes aegypti. A ação é parte da estratégia de enfrentamento da dengue e outras arboviroses que afetam a cidade.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A força-tarefa envolveu profissionais da Saúde, Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Defesa Civil, Procon e Setec. A operação passou por imóveis nos bairros Centro, Cambuí, Chapadão, Jardim Novo Botafogo, Bananal, Jardim Nova América, Vila Palmeiras 2 e Jardim Campo Belo. Desde março de 2024, o GRU já fiscalizou 208 imóveis em 20 ações especiais, sempre com respaldo judicial para entrar em locais inacessíveis por meios administrativos.

Criado em 2023 e tornado política pública permanente em setembro do ano passado, o GRU atua nos pontos mais críticos e onde denúncias pelo canal 156 não foram resolvidas. A abordagem busca respostas rápidas para conter criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

No mesmo dia, a Secretaria de Saúde divulgou a 23ª edição do Alerta Arboviroses de 2025, com foco em 32 bairros que exigem atenção redobrada por apresentarem alto risco de transmissão. As áreas são selecionadas com base em indicadores técnicos, como número de casos, circulação simultânea de arboviroses, densidade populacional e dificuldade de acesso para os agentes.

Bairros com alerta elevado

  • Leste: Jardim Conceição, Vila 31 de Março
  • Noroeste: Vila Castelo Branco, Jardim Garcia, Vila Padre Manoel de Nóbrega, Jardim Londres, Recanto dos Pássaros
  • Norte: Cidade Universitária 1
  • Sudoeste: Chácara São José, Jardim São Francisco, Chácara Formosa, Jardim Cristina, Vila Aeroporto, Jardim Filadélfia
  • Sul: Jardim San Diego, Jardim Campo Belo 1 e 2
  • Sudeste: Vila Lemos, Jardim São Fernando, Jardim Paranapanema

Moradores das regiões vizinhas também devem redobrar a atenção, já que os alertas se estendem ao entorno das áreas indicadas.

As visitas são feitas por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas, que utilizam uniforme com camiseta laranja ou blusa verde com logo da empresa e crachá de identificação. Voluntários de mutirões usam coletes laranja com a frase “Campinas contra o mosquito”.

Em caso de dúvidas sobre a identidade dos agentes, o contato pode ser feito pelos telefones 156 (dias úteis) e 199 (finais de semana e feriados).

Comentários

Comentários