SEGURANÇA

Cabine Lilás é inaugurada em Campinas com atendimento via 190

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de SP
Projeto da SSP amplia rede de proteção a mulheres no interior; Cabine Lilás já está em funcionamento em Campinas e será expandida para 38 cidades da região.
Projeto da SSP amplia rede de proteção a mulheres no interior; Cabine Lilás já está em funcionamento em Campinas e será expandida para 38 cidades da região.

Governo do Estado de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (28), em Campinas, o serviço da Cabine Lilás, voltado ao atendimento especializado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto, executado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), será estendido para 38 municípios da região, com o objetivo de ampliar a rede de proteção e acolhimento no interior do estado.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

A Cabine Lilás é acionada pelo telefone 190 e o atendimento é realizado exclusivamente por policiais femininas, em um ambiente reservado que permite maior tempo de escuta e acolhimento às vítimas. A proposta é fornecer informações sobre direitos, orientação jurídica, suporte à saúde, redes de abrigo e canais de denúncia, além de possibilitar o registro de boletim de ocorrência remoto por meio do aplicativo SP Mulher Segura.

“Estamos avançando na construção de um ambiente mais seguro para as mulheres, com atendimento que vai além da emergência, encorajando a denúncia e oferecendo suporte e todas as orientações para encorajar a vítima a buscar ajuda e denunciar o crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O programa também é apoiado pela Secretaria de Políticas para a Mulher, que destaca a importância da descentralização do serviço. “Expandir esse serviço para o interior reforça o nosso compromisso com a dignidade e a proteção das mulheres em todo o estado”, disse a secretária Valéria Bolsonaro.

Segundo o comandante do CPI-2, coronel Leonardo Akira Takahashi, muitas cidades do interior ainda não contam com atendimento psicológico ou jurídico especializado, e a presença da Cabine Lilás pode aumentar significativamente as chances de denúncia e resposta rápida em casos de risco.

Criada há pouco mais de um ano, a Cabine Lilás já realizou mais de 7 mil atendimentos na capital e na Região Metropolitana de São Paulo. Neste período, 120 suspeitos foram conduzidos à delegacia, e 35 permanecem presos por descumprimento de medidas protetivas ou reincidência em violência doméstica.

Comentários

Comentários