
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo destinou cerca de 51 mil doses da vacina monovalente contra a Covid-19 para as cidades da Região de Campinas. O Governo do Estado recebeu e começou a distribuir mais de 519 mil unidades para imunização do público prioritário que abrange crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades.
As vacinas já começaram a ser distribuídas aos Grupos de Vigilância Epidemiológica regionais, que disponibilizam os imunizantes aos seus municípios de abrangência, que definem as estratégias operacionais de vacinação.
As doses estão sendo distribuídas de acordo com cronograma estabelecido para garantir a qualidade do imunizante, respeitando as boas práticas de transporte dos produtos que são sensíveis a variações de temperaturas.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Tatiana Lang, lembrou a importância da vacinação. “A vacina contra a Covid-19 tem grande impacto para redução de mortalidade e ajuda a evitar o número de internações por conta da doença, por isso, é de suma importância que todos mantenham sua caderneta vacinal atualizada”, ressaltou.
Desde o início deste ano, a imunização contra a Covid-19 foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de 5 anos e na estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários.
Moderna
Essa foi a primeira remessa enviada pelo Governo Federal após a compra de 12,5 milhões de doses da Spikevax, nova vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela farmacêutica americana Moderna. A nova vacina da Moderna foi lançada em setembro do ano passado e aprovada pela Anvisa em março.
A Spikevax é monovalente, ou seja, protege contra apenas uma cepa do vírus. Ela conta com a proteína spike codificada para a subvariante XBB 1.5 do coronavírus, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das cepas mais transmissíveis do vírus, embora não esteja ligada a casos graves da doença. A XBB 1.5, apelidada de “kraken”, é uma subvariante da Ômicron.
Covid-19 em Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas inicia nesta sexta-feira, 24 de maio, a aplicação da nova vacina contra covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas a partir de 5 anos que pertençam aos grupos prioritários. O Município recebeu 4.745 doses da Spikevax (XBB), fabricada pelo laboratório Moderna, e a imunização ocorre nos 68 centros de saúde (CSs) da cidade.
De acordo com informações do Painel Interativo de Síndromes Respiratórias da Secretaria de Saúde de Campinas, a metrópole registrou neste ano 7,2 mil casos de Covid-19. Apesar da baixa circulação em relação a anos anteriores, os casos graves saltaram para 5,5% do total de infectados e a doença já matou 63 pessoas em 2024.
Do total de óbitos, 53 foram de pessoas com 60 anos ou mais. Campinas também registrou a morte de duas crianças em decorrência de complicações da Covid-19.