TÍTULO DE ELEITOR

Último dia para regularização gera longas filas em cartórios

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 2 min
Higor Goulart/Sampi Campinas
 Moradores cercam o Palácio da Justiça, no Centro de Campinas, nesta quarta-feira, 8
Moradores cercam o Palácio da Justiça, no Centro de Campinas, nesta quarta-feira, 8

Os eleitores de todo o país tiveram até as 17h desta quarta-feira, 8 de maio, para regularizarem o título de eleitor e conseguirem participar das Eleições Municipais 2024. Em Campinas, a correria foi intensa. Desde as primeiras horas do dia, centenas de pessoas cercaram o Palácio da Justiça para emitir o documento, atualizar dados ou resolver alguma pendência.

Em alguns casos, a espera foi de pelo menos três horas. Um dos exemplos é o de Eva Cristina Teixeira. A estudante chegou ao Palácio da Justiça, no Centro, por volta das 11h30. Somente no início da tarde que ela conseguiu chegar à porta.

“Eu estou aqui para fazer o meu título de eleitor, que eu ainda não tenho. É a primeira vez (votando)”, contou. “Eu já sabia que poderia vir antes, mas não consegui. Cheguei aqui às 11h40 e só agora estou na porta. São quase três horas de espera”, afirmou.

Em outros casos, existem aqueles que estavam no local apenas para tirar dúvidas. A fiscal Elaine Cristina dos Santos, por exemplo, não tem a biometria cadastrada, mas não pretende ficar esperando por muito tempo.

“Eu preciso cadastrar a minha digital e estou aqui para saber se é até hoje ou se dá para fazer em outro momento. Até porque acredito que não vão conseguir atender a todos até as 17h”, relatou.

O atendimento no Palácio da Justiça seguiu até as 17h. O prazo atende aqueles que desejam emitir o documento pela primeira vez, atualizar dados cadastrais, solicitar transferência de domicílio eleitoral ou tiveram o título cancelado.

Além disso, a quarta-feira marca o último dia para os que desejam incluir o nome social no cadastro.

Em Campinas, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral),  884.376 moradores estão aptos a votar.

Como consultar a situação do título? 


A situação do título de eleitor pode ser consultada pela internet (clique aqui!) ou através do e-título - aplicativo com o título de eleitor virtual. Para a consulta, basta informar o nome ou número do cartão eleitoral e o CPF.

É possível resolver pela internet?


A regularização do título de eleitor pode ser feita também pela internet. O prazo é o mesmo, mas é válido apenas aos eleitores que contam com a biometria cadastrada.

Caso o eleitor não tenha, é necessário comparecer presencialmente a um cartório eleitoral. A ida ao cartório também é necessária para quem for emitir o primeiro título e registrar os dados biométricos.

Comentários

Comentários