ESPERANDO

'Deram duas opções, pagar ou esperar’, diz campineira que aguarda por exame há 3 anos

Mulher procurou um Posto de Saúde de Campinas após ser encaminhada a um neurologista e ouviu que precisaria fazer o exame, porém, a espera é de cerca de quatro anos.

Por Leonardo Vieira | 28/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução / Arquivo Pessoal

Guia de exame foi entregue na Policlínica III e mulher aguarda ser chamada
Guia de exame foi entregue na Policlínica III e mulher aguarda ser chamada

Uma moradora do Parque Via Norte em Campinas aguarda há pelo menos três anos por um exame recomendado por um neurologista. Aleni de Jesus Marques, de 56 anos, relata que procurou ajuda médica, através do SUS (Sistema Único de Saúde), por sentir dores diárias nas pernas. Devido à longa espera os sintomas se intensificaram. 

Segundo a moradora, ela procurou o Posto de Saúde da Vila Boa Vista em 2020 e seis meses depois passou por uma consulta com um neurologista, na Policlínica. O médico indicou que Aleni precisaria fazer uma eletroneuromiografia.

“Eu procurei ajuda porque são dores que me atrapalham todos os dias, principalmente no período da noite. Depois que o doutor me examinou, ele me disse que eu precisaria fazer esse exame. Na hora ele afirmou que eu teria duas opções, pagar pelo exame ou esperar cerca de quatro anos. Ele foi muito sincero”.


Leia Mais

Vigilância Sanitária fecha clínica de estética no Centro de Campinas

Atrasadas há quatro meses, obras no Mário Gatti seguem sem prazo para terminar

Leilão do trem SP-Campinas será nesta quinta e deve atrair gigante chinesa


A moradora afirma que não teve condições de pagar pelo exame e aguarda desde então. À Sampi Campinas, Aleni afirmou que, recentemente, ligou no 160 Disque Saúde, serviço de ouvidoria da prefeitura, e foi orientada a ligar em outros dois números.

“Me passaram dois telefones. Falaram que nestes números me ajudariam. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu liguei e não fui atendida. Eu gostaria de receber pelo menos uma data, uma estimativa de quanto tempo eu preciso esperar”.

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular. O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Campinas informou "que irá avaliar o caso da paciente e entrará em contato com objetivo de definir os próximos passos da assistência".

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.