OUTRO LADO

Advogado de Campinas que difamou Felipe Neto diz que Justiça 'se equivocou' na decisão

À Sampi Campinas ele explicou seu lado e afirmou que houve um “equívoco por parte do Poder Judiciário”.

Por Higor Goulart | 23/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi Campinas

Reprodução

Felipe Neto (à esquerda) e o advogado Mizael Izidoro Bello (à direita)
Felipe Neto (à esquerda) e o advogado Mizael Izidoro Bello (à direita)

O advogado Mizael Izidoro Bello, condenado a cinco meses de prisão em regime aberto, explicou que tomou conhecimento da decisão pela internet. O morador de Campinas recebeu a pena após ‘ignorar’ a condenação inicial de prestar serviços comunitários por difamação e injúria contra o youtuber Felipe Neto. À Sampi Campinas ele explicou seu lado e afirmou que houve um “equívoco por parte do Poder Judiciário”.

“Eu não tinha conhecimento do teor da decisão por não ter sido intimado. Tomei conhecimento apenas ontem indiretamente, por meio das notícias falaciosas a respeito. Aparentemente houve algum equívoco por parte do Poder Judiciário”, contou.

O advogado ainda explicou que não reside mais em São Paulo, mas que o caso permanece na 5ª Vara das Execuções Criminais da Capital. Portanto, por isso, não teve conhecimento das decisões, uma vez que mora, atualmente, em Campinas.

“Diferente do alegado, eu nunca me ocultei e sempre mantive meus endereços atualizados, principalmente nos cadastros judiciais, até pelo fato disso ser essencial na minha atuação como advogado criminalista”, contou.

Diante disso, Mizael acredita que houve um erro da Justiça e negou qualquer tentativa de se esquivar da condenação. “Recebo, normalmente, intimações e publicações referentes a processos de meus clientes, mas por algum erro, não fui intimado da decisão e as afirmações de que eu estaria "fugindo" ou me "esquivando" não são verdadeiras”, finalizou.

Entenda o caso
Em março de 2021, o morador de Campinas foi condenado a prestar serviços comunitários por difamação e injúria contra o youtuber Felipe Neto. No entanto, após não ser encontrado, teve sua prisão decretada pelo Judiciário.

De acordo com o processo, o advogado associou Felipe Neto ao massacre de Suzano, que terminou com a morte de cinco estudantes. Mizael ainda chamou o influenciador carioca de crápula. A Justiça entendeu que os ataques configuraram difamação e injúria, respectivamente.

Na época da primeira decisão, o juiz Nelson Augusto Bernardes declarou: "associar o nome de quem quer que seja a um evento criminoso brutal, que chocou o país, ofende a honra subjetiva de qualquer pessoa, sendo esta inferência intuitiva".


Leia Mais

Mulher é presa após tentar atear fogo no ex-marido dentro de ônibus em Campinas

Vítima consegue imobilizar ladra durante tentativa de assalto em Campinas

Campinas registra primeiro caso de chikungunya de 2024; morador estava em MG


Diante disso, a 3ª Vara Criminal de Campinas condenou o advogado a 5 meses e 10 dias de detenção, em março de 2021. Após isso, a Justiça converteu a pena para 160 horas de prestação de serviços à comunidade e multa.

No entanto, desde então, o Judiciário tentou contato com o advogado para cumprimento da pena, mas não teve retorno. Com isso, o MPSP (Ministério Público de São Paulo) pediu a conversão para à prisão em regime aberto.

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acatou ao pedido e determinou pena de 5 meses e dez dias de detenção. Portanto, ele deve:

  • Apresentar-se, mensalmente, ao Setor de Fiscalização de Liberados, para fiscalização do cumprimento de sua pena;
  • Apresentar comprovante de ocupação lícita, até três meses do compromisso;
  • Recolher-se a sua residência das 22:00 horas às 06:00 horas, salvo autorização expressa do Juízo competente para execução de sua pena;
  • Não alterar o seu endereço sem expressa autorização do Juízo competente para execução de sua pena;
  • Não frequentar locais onde haja venda de bebidas alcoólicas;
  • Não portar arma de qualquer espécie, tampouco objetos capazes de ofender a integridade física humana;
  • Não se ausentar da cidade em que reside, sem autorização judicial.

Youtuber comemorou

No X (antigo Twitter), Felipe Neto comemorou a decisão e questionou: “onde está Mizael Izidoro? Há dois anos esse advogado bolsonarista me associou ao atentado terrorista de Suzano. Foi condenado (...) e desapareceu. A Justiça não consegue encontrá-lo”.

“Por isso, agora ele foi condenado à prisão em regime aberto. Só que ele segue desaparecido. Pague o que deve e cumpra sua pena”, complementou Neto.

Na mesma rede social, onde Mizael mantém o perfil ativo, o advogado retrucou o youtuber e enviou seu endereço. Além disso, respondeu: “se fosse para ter medo de influenciador, certamente procuraria outra profissão. Sujeito não pisa fora do condomínio enquanto eu me sinto à vontade indo visitar clientes em zonas periféricas e favelas”.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.