RECORDE

Novos destinos e 'ótima experiência' impulsionam voos internacionais em Viracopos

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
Aeroporto Internacional de Campinas: em Campinas, terminal quebra recorde de passageiros em voos internacionais
Aeroporto Internacional de Campinas: em Campinas, terminal quebra recorde de passageiros em voos internacionais

O analista administrativo Rodrigo Fontes, de 36 anos, é morador de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte. No entanto, praticamente todo ano, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é parada obrigatória. Em 2023, não foi diferente. Em agosto e outubro, ele passou pelo terminal em voos para Paris e Fort Lauderdale.

Como ele, quase 1 milhão de outros passageiros também passaram por Viracopos para voos internacionais. O volume de pessoas viajando para o exterior representa um recorde na história do aeroporto campineiro. Até aqui, entre janeiro e novembro, foram 997,6 mil passageiros. 

Com os números, Campinas supera diversas capitais com terminais internacionais, como Belo Horizonte, Brasília e Recife. Todas essas, aliás, mais próximas da cidade de Rodrigo, por exemplo. O analista administrativo, no entanto, afirma que Viracopos tem boas vantagens na hora de o escolher como parada.

“O principal motivo para eu usar Viracopos é a Azul”, comentou Rodrigo. “Há mais de cinco anos, eu assino o clube deles e consigo juntar muitos pontos. Então, quando quero fazer uma viagem internacional, fica mais fácil usar Viracopos”, seguiu.


Outro motivo, segundo o morador de Mossoró, é a quantidade de destinos domésticos que Viracopos oferece. Assim, por exemplo, ele consegue chegar a Campinas de qualquer canto do país. “Vários voos nacionais passam por Viracopos. Quando saio da minha cidade, vou para Recife e depois para Campinas”, relatou.

Além das viagens neste ano, Rodrigo conta que já passou por Viracopos tendo Lisboa como destino. E, em nenhum destes momentos, teve problemas. “A experiência é ótimo. Não me recordo de atrasos ou cancelamentos. Além disso, sempre tem boas alternativas de voos, se acontecer algo”.

Para o ano que vem, então, o objetivo é utilizar o terminal mais uma vez. “Pretendo viajar entre agosto ou setembro do ano que vem e quero fazer a mesma coisa, a partir de Viracopos”, finalizou.

Recorde

Como mencionado, nos 11 meses completos de 2023, cerca de 997,6 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram de viagens internacionais por Viracopos. A expectativa, então, é de que o terminal supere, pela primeira vez na história, a marca de 1 milhão de passageiros internacionais.

O volume, aliás, já quebrou o recorde anterior de movimentação anual de passageiros em voos para o exterior, quando, em 2019, 977,5 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal internacional de Viracopos.

Diante do cenário, a expectativa da Aeroportos Brasil - concessionária que administra Viracopos - é de crescimento para 2024.

Atualmente, Viracopos possui voos diários de chegada e partida para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA). Além disso, para o próximo ano, a expectativa é de novas rotas, como Nova York, onde a Aeroportos Brasil já iniciou negociações. Destinos para América do Norte, América Central, Europa, Asia e África também são esperados.


“Na tentativa de aumentar estas rotas internacionais, a concessionária participou da 28ª edição da World Routes, maior feira de aviação civil de passageiros do mundo, que aconteceu em Istambul, Turquia, de 15 a 17 de outubro de 2023. Na ocasião, a concessionária apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias para voos de passageiros e de cargas”, garantiu a concessionária, em nota.

Comentários

Comentários