A Seleção Brasileira de Voleibol chega aos Jogos Pan-Americanos de Santiago com um objetivo: conquistar a medalha de ouro após três edições. E esse objetivo passa por Campinas. A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) escolheu o município como sede de treinamentos antes do torneio continental.
Os treinamentos acontecem no Ginásio do Taquaral, casa do Vôlei Renata, entre os dias 23 e 26 de outubro. Logo em seguida, jogadores e comissão técnica partem para o Chile. A modalidade tem partidas previstas para os dias 30 de outubro a 4 de novembro.
De acordo com a comissão técnica, a escolha passa pela localização de Campinas. “O município está em uma região que facilita a chegada dos atletas, independente do estado em que eles estejam. O período de preparação será curto e no Taquaral temos a estrutura técnica e física que precisamos”, explica o técnico Giuliano Ribas, o Juba.
Juba, aliás, tem participação primordial nesta escolha. Afinal, é auxiliar técnico do Vôlei Renata, de Campinas. Após a saída de Renan Dal Zotto, o membro da comissão campineira foi o escolhido para comandar a equipe nacional. Seu currículo é extenso e conta com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Para os Jogos Pan-Americanos, Juba pôde convocar apenas atletas que atuam no Brasil. Os escolhidos foram: os levantadores Matheus Brasília e Thiaguinho; os opostos Darlan e Felipe Roque; os centrais Judson, Otávio e Thierry; os ponteiros Adriano, Honorato, Lukas Bergmann e Maicon; e o líbero Maique.
Com este elenco, Juba tem a missão de conquistas a medalha de ouro do Pan. No entanto, sabe que não será fácil. A última vez que o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio foi em Guadalajara 2011. Desde então, foram três edições sem o ouro.
O Brasil está no Grupo A e enfrentará Colômbia, Cuba e México. Os jogos serão disputados na Arena Parque O'Higgins, em Santiago.