RECEITA

Bolachinhas de laranja

Quem não gosta de bolachinhas na hora do café da tarde? Legado dos tempos coloniais, são a contrapartida doce dos biscoitinhos salgados. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 08/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Três quartos de xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite 
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 colher (chá) de raspas de laranja

Quem não gosta de bolachinhas na hora do café da tarde? Legado dos tempos coloniais, são a contrapartida doce dos biscoitinhos salgados.  Ambos assumem vários formatos, espessuras e sabores. Os biscoitinhos são mais antigos em nossa história, onde a farinha chegou bem depois do polvilho; seu ingrediente principal sempre foi o substrato da mandioca acrescido de água, banha, sal e ovo. As bolachinhas começaram a ser feitas quando a farinha, muito cara porque importada de Portugal, começou a ser produzida aqui. Os dois integram a cesta das quitandas, palavra que abrange um grande rol de gostosuras que fez a tentação da mesa mineira e foi para a rua, sendo vendidos no varejo já em meados do século XIX.

No item bolachinhas, há massas que são esticadas e recortadas em formas diversas, como as preparadas para o Natal com sinos, renas, ciprestes. Ou para a Páscoa, onde imperam coelhinhos, ovos, laços. Até para o Dia dos Namorados a iguaria aparece em forma de corações. Mas há outras técnicas para formatá-las. É o caso dessas que podem ser vistas na foto, cortadas como os nhoques.

Os ingredientes são bem misturados, amassados, sovados. Em seguida a massa é dividida em quatro, para facilitar o trabalho, e enrolada em cordões. E aí, usando uma faca afiada, cortam-se os pedaços, levados para assar em forma untada e enfarinhada. Se quiser, frise a superfície com um garfo. O arremate é o açúcar refinado, no qual as bolachinhas são roladas enquanto mornas. O bom desta receita é que ela permite mudança de sabor. Vão bem, em lugar das raspas de laranja, as de limão ou gotas de baunilha. Em qualquer das escolhas, o perfume vai encher sua cozinha enquanto elas assam. Café é uma bebida perfeita para estar ao lado dessas delícias. O chá também.   

Vamos então ao passo-a-passo. Bata (à mão ou na batedeira) a manteiga (em ponto de pomada) com o açúcar até formar um creme fofo. Junte um ovo, bata durante três minutos, junte o outro, bata mais três. Agregue o leite e as raspas de laranja; volte a bater. Aos poucos junte a farinha de trigo peneirada junto com o fermento e vá mexendo, de início com colher e depois com as mãos, até desgrudar. Se for necessário, junte mais um pouco de farinha. Com a mão untada, divida a massa em quatro partes, faça cordões de dois cm de diâmetro, corte em pedacinhos de três cm. Coloque-os em forma untada com manteiga e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180 graus e asse por vinte minutos. Elas não devem corar, ficam branquinhas. Cuidado para não exceder o tempo de forno, para que não endureçam. Deixe amornar e passe-as pelo açúcar refinado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.